Abordagem Social de Balneário Camboriú fez 2912 atendimentos em janeiro

A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família divulgou nesta terça-feira (4) o relatório dos atendimentos de janeiro. Ao todo, foram realizados 2912 atendimentos de pessoas em situação de rua, enquanto no mesmo período de 2024 foram registrados 2704, representando um aumento de 7,7% no número de abordagens. 

Deste número de atendimentos (a mesma pessoa pode ser atendida várias vezes), 554 pessoas foram abordadas. 

O secretário de Assistência Social de Balneário Camboriú, Omar Tomalih, havia dito ao Página 3, em matéria divulgada no último final de semana, que o número de pessoas em situação de rua aumentou e que por isso foram contratados mais 50 agentes para atuar nas ruas. 

Segundo a prefeitura, além dos atendimentos/abordagens diretamente na rua, há muitas chamadas via 156 — foram registrados 1412 chamados realizados pela população de Balneário Camboriú sobre pessoas em situação de rua no município. 

“Esse recorde demonstra uma confiança da população no trabalho da abordagem social, pois sabem que nós damos a devida direção àqueles que aceitam o acolhimento, buscando trazer uma solução para esta problemática que assola cidades turísticas como a nossa”, disse Omar.

O governo municipal ressaltou também que muitas pessoas, principalmente as que não aceitam auxílio devido a dependência química crônica, são abordadas várias vezes durante o mês, com registro de até 30 abordagens realizadas no período à mesma pessoa. Por isso, é necessário diferenciar número de atendimento do número de pessoas abordadas. 

Outro dado relevante é que 79% das pessoas atendidas não possuem vínculo com Balneário Camboriú, o que confirma o perfil migratório predominante. 

“A legislação garante o direito de ir e vir, e precisamos respeitá-la. Não podemos conduzir ninguém contra a vontade, a não ser que se trate de um infrator ou de alguém com um mandado de prisão em aberto, e é justamente por isso que a Guarda Municipal atua junto conosco nessas abordagens”, acrescentou o secretário.

Mais detalhes

Das 554 pessoas abordadas, foram efetuados os seguintes encaminhamentos: 

423 acolhimentos na Casa do Imigrante; 77 concessões de benefícios de passagem rodoviária e 40 acolhimentos institucionais.

Os acolhimentos na Casa do Migrante são no modo pernoite, ou seja, a pessoa recebe o acolhimento por um dia, podendo retornar no dia seguinte, conforme a disponibilidade. 

Já o acolhimento institucional ocorre por meio de três instituições com as quais o município mantém convênio, funcionando como uma extensão da Casa de Passagem do Migrante. Nesse tipo de acolhimento, a pessoa pode permanecer por até 90 dias. 

Atualmente, há 65 pessoas acolhidas nessas instituições. Não se trata de internação, pois esse acolhimento é solicitado e autorizado pela própria pessoa, permitindo que ela se reestruture e se reintegre à sociedade.

Sobre o serviço de Abordagem Social

A Abordagem Social opera de forma ininterrupta, com equipes disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano. O trabalho inclui buscas ativas para identificar e oferecer auxílio às pessoas em situação de rua. Quando o acolhimento é recusado, são fornecidas orientações sobre os serviços disponíveis. O atendimento também pode ser solicitado pelo telefone 156 e WhatsApp (47) 98807-2405. 

As pessoas que aceitam o auxílio são direcionadas à Casa de Passagem do Migrante, onde recebem cuidados básicos, como higiene, alimentação e repouso. Posteriormente, uma assistente social avalia as necessidades específicas de cada indivíduo, garantindo um atendimento personalizado.

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