Segunda morte por dengue é confirmada em Goiás em 2025

Goiás registrou, nesta quinta-feira, 6, a segunda morte por dengue em 2025, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). A vítima, um homem de 67 anos com comorbidades, faleceu no município de Mozarlândia, localizado no norte do estado. A primeira morte havia sido confirmada em Heitoraí, na região central de Goiás, mas a identidade do paciente não foi revelada pelas autoridades.

Além dos dois óbitos confirmados, a SES-GO investiga 13 outros casos suspeitos de morte por dengue. Os municípios de Goiânia e Mozarlândia estão entre os locais com mais registros em investigação, com cinco e duas mortes, respectivamente. Os outros municípios com casos suspeitos incluem Cachoeira Alta, Ceres, Montes Claros de Goiás, Nova Crixás, Santa Helena de Goiás e São Simão.

Painel indicador da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás | Fonte: SES/GO

Em relação aos casos de dengue, o estado de Goiás já notificou mais de 13 mil registros, com 6.100 confirmados. A SES-GO destacou que o número de casos observados até o momento representa uma redução de 78% em comparação com o mesmo período de 2024. Embora os números indiquem uma diminuição nos casos, as autoridades seguem monitorando e combatendo o avanço da doença.

A Secretaria também alertou sobre as classificações de alerta e emergência em relação às arboviroses. O estado entra em “alerta” quando há um aumento no número de casos, mas que não se mantém por mais de uma semana. Já a “emergência” ocorre quando esse aumento persiste por pelo menos quatro semanas consecutivas.

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya, a SES-GO tem reforçado ações de campo, com visitas domiciliares realizadas pelos agentes de saúde para eliminar criadouros.

A maioria dos focos está localizada dentro das residências, o que reforça a necessidade de colaboração da população. Além do manejo ambiental, que envolve a retirada de lixos, a SES-GO ainda utiliza fumos e bombas costais, embora o fumacê — inseticida dissipado no ar para matar o Aedes aegypti — tenha baixa eficácia em áreas com obstáculos, como muros altos e árvores nas portas das casas.

Leia mais Goiás registra primeira morte por dengue em 2025 ;

O post Segunda morte por dengue é confirmada em Goiás em 2025 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.