Lula critica prefeitos por não usarem SUS e escolas municipais, mas faz o mesmo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas nesta terça-feira, 11, aos prefeitos que não utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) nem as escolas municipais. Segundo Lula, os gestores fazem propaganda sobre os serviços públicos de saúde e educação para a população, mas sequer os utilizam. No entanto, o presidente também não adota a mesma postura enquanto exerce seu mandato.

“Você chega em uma cidade e pergunta: ‘prefeito, como é que está a educação?’ ‘Está maravilhosa, a educação aqui é fantástica’. ‘Prefeito, como é que está a saúde?’ ‘A saúde aqui é fantástica’. Aí você pergunta: ‘seu filho estuda na escola fantástica?’ ‘Não’. O filho dele está em uma que não presta, particular”, disse o presidente durante cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.

“Aí você pergunta: ‘você se atende no pronto-socorro que você acha que é espetacular?’ ‘Não, meu filho, eu levo em outro lugar’. Então, esse país não vai dar certo nunca. Esse país só vai dar certo o dia que a classe média voltar para a escola pública e só vai voltar para a escola pública quando ela melhorar”, finalizou o presidente.

No entanto, Lula sempre se consultou no Hospital Sírio-Libanês ou no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, uma via de regra dos Chefes de Estado brasileiros. Por exemplo, ele foi para o Sírio-Libanês para drenar um hematoma na cabeça em dezembro de 2024. Na época, ele estaca tratando um hematoma subdural após cair no banheiro do Palácio da Alvorada.

Em outras ocasiões, ele também fez consultas e exames no Hospital Sírio-Libanês. Por exemplo, em 2023, passou por uma cirurgia para corrigir uma artrose no quadril no mesmo hospital.

Ao mesmo tempo, segundo o colunista da Veja, Reinaldo Azevendo, que o Fábio Luiz da Silva, o Lulinha, estudou em colégios particulares. Ele cita que o Lulinha foi aluno do Colégio Singular, em Santo André, por exemplo.

Em 2023, o presidente também fez críticas semelhantes aos governantes que colocam seus próprios filhos em escolas particulares durante o evento de credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada como Instituição de Educação Superior, no Rio de Janeiro.

O post Lula critica prefeitos por não usarem SUS e escolas municipais, mas faz o mesmo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.