Homem é investigado por matar anta a golpes de facão em Goiás; vídeo

O abate de forma cruel de uma anta – maior mamífero terrestre do Brasil e o segundo maior da América do Sul – virou caso de polícia depois que o vídeo do crime chegou ao conhecimento da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil de Goiás (PCGO). 

LEIA TAMBÉM

Onça-parda é morta em ação cruel; Ibama investiga tortura em vídeo chocante

Caçadores ilegais movimentam grupos de abate de animais silvestres abastecidos com munições vendidas por CACs

Após sete meses de investigação, a especializada identificou que o abate pode ter ocorrido na zona rural entre Guapó e Posselândia, na Região Metropolitana de Goiânia. Segundo o delegado Luziano Carvalho, o suspeito gravado desferindo golpes de facão contra a anta é morador do Pará, mas estava em Goiás passando férias na casa de parentes.

No vídeo, o homem golpeia o animal com a arma branca ao menos três vezes, além de espetar o mamífero com a ponta do facão duas vezes na região do pescoço. Indefeso, o bicho é cercado em uma poça d’água, impedida de sair pelo homem e por cães. Ao menos outras duas pessoas, incluindo uma criança, aparecem no vídeo – que tem duração de 1 minuto e 47 segundos. 

“Identificamos a autoria do crime e já ouvimos familiares dele. Como ele é do Pará, o inquérito deve ser enviado para lá”, explicou Luziano.

Onça morta no Piauí 

O suspeito, inclusive, foi o responsável por enviar à polícia goiana o vídeo da mulher que viralizou matando uma onça-parda no Piauí. A Dema, conforme o delegado, chegou a apurar o caso, mas denunciou o abate ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) depois de apurar que o vídeo não foi gravado em Goiás. 

A partir da denúncia da Dema, o Ibama identificou a mulher e, então, a multou em R$ 20 mil. Os dois casos são parecidos, visto que a mulher é do Rio de Janeiro e estava no Piauí de férias. 

Mulher foi gravada matando onça

O post Homem é investigado por matar anta a golpes de facão em Goiás; vídeo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.