Meta aposta na criação de robôs com inteligência humana; entenda

A Meta está desenvolvendo tecnologias para robôs humanoides capazes de realizar tarefas domésticas e ser comercializados por diferentes fabricantes. O projeto faz parte de uma nova iniciativa dentro da divisão Reality Labs, responsável pelos produtos de hardware da empresa.

Fontes próximas indicam que a gigante da tecnologia vê essa aposta como sua próxima grande inovação, investindo no avanço da inteligência artificial aplicada à robótica.

Empresa explora parcerias na robótica e cria nova equipe

A Meta iniciou discussões com empresas de robótica, incluindo a Unitree Robotics e a Figure AI, para explorar oportunidades no setor. Segundo fontes, a empresa não pretende, ao menos inicialmente, desenvolver um robô com sua marca, o que a colocaria em concorrência direta com o Optimus, da Tesla. No entanto, essa possibilidade não está descartada para o futuro.

A criação de uma nova equipe dedicada à robótica foi confirmada pela Meta aos funcionários nesta sexta-feira (14). O grupo será liderado por Marc Whitten, ex-CEO da divisão de carros autônomos Cruise, da General Motors, que deixou o cargo no início deste mês. Whitten também tem experiência em empresas como Unity Software e Amazon.

Aposta em tecnologia

Em um memorando revisado pela Bloomberg News, Andrew Bosworth, CTO da Meta, destacou que os avanços da empresa em inteligência artificial e dispositivos de realidade aumentada e virtual podem impulsionar o setor de robótica. “As tecnologias fundamentais nas quais já investimos e construímos nas Reality Labs e em IA são complementares ao desenvolvimento dos avanços necessários para a robótica”, escreveu Bosworth.

Os executivos da Meta acreditam que, enquanto as empresas especializadas avançaram no hardware, suas inovações em IA e os dados coletados de dispositivos imersivos podem acelerar o progresso da robótica humanoide. Atualmente, esses robôs ainda enfrentam desafios para executar tarefas domésticas básicas, como dobrar roupas, carregar um copo de água ou organizar louças.

Expansão de equipe

Bosworth afirmou que investir no setor agrega valor à Meta AI e aos programas de realidade mista e aumentada da companhia. Para isso, Whitten terá autonomia para contratar cerca de 100 engenheiros ainda este ano, segundo uma das fontes. A nova iniciativa reforça a aposta da Meta em inovação e pode representar um passo estratégico na consolidação da empresa no setor de robótica.

Leia também:

Entenda por que usar ponto de corte para comparar ingresso no curso de IA com o de Medicina é um equívoco

Veja o que está incluso na assinatura mensal de R$ 1.200 do ChatGPT

Estudantes da rede pública são destaque em competição de Inteligência Artificial na Campus Party 

O post Meta aposta na criação de robôs com inteligência humana; entenda apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.