Ministros do STF avaliam denúncia contra Bolsonaro como “robusta e técnica”

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como “robusta e técnica”. A denúncia foi apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, na noite da última terça-feira, 18.

Bolsonaro e outras 33 pessoas foram denunciadas pelos crimes de tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Colegas do ministro Alexandre de Moraes ainda não tinham tido acesso à delação do ex-ajudantes de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid. De acordo com a Revista Veja, os ministros estão se inteirando das informações divulgadas nesta quarta, quando Moraes quebrou o sigilo da delação de Cid.

Até o momento, membros da Corte acreditam que a denúncia apresentada é “robusta e técnica”, e trazem novas informações sobre os atos de Jair Bolsonaro contra a democracia brasileira.

A análise, no momento, é que Moraes tomou a decisão correta ao manter parte da delação em sigilo, já que crimes relatados estavam sendo investigados por delegados da PF e procuradores da PGR.

Quando Moraes liberar o caso para a Primeira Turma do STF, que é composta por ele, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux, o processo que pode condenar Bolsonaro a mais de 40 anos de prisão deve começar. A pena é a máxima pelos crimes dos quais ele foi acusado.

A expectativa é que a Primeira Turma condene Bolsonaro, mesmo que não seja a pena máxima. A questão que fica é se o ex-presidente deve ser julgado até o fim de 2025.

Leia também

Cada dia mais próximo de ver o sol nascer quadrado

Denúncia da PGR coloca Bolsonaro como líder da trama golpista, que teve início ainda em 2021;

Procuradoria-Geral da República denuncia Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

O post Ministros do STF avaliam denúncia contra Bolsonaro como “robusta e técnica” apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.