“Ajudar a melhorar essa história que, infelizmente, foi manchada”: Camboriú e Balneário Camboriú juntas pela limpeza do Rio Camboriú

O lançamento do projeto “Todos pelo Rio Camboriú”, aconteceu nesta quarta-feira (19), no Parque Linear, localizado no Bairro Santa Regina, em Camboriú. 

Trata-se de um projeto integrado entre as prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú para a limpeza e conscientização sobre a preservação do Rio Camboriú. 

A primeira ação será uma limpeza no Dia Mundial da Água (22 de março, sábado).

‘Nós vamos fazer, mas a sociedade precisa fazer a sua parte’, disse a prefeita (Divulgação/PMBC)

Durante o lançamento, a prefeita de Balneário, Juliana Pavan, e o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, plantaram no Parque duas árvores simbolizando a ‘integração de Balneário Camboriú e Camboriú através do Rio Camboriú’.

Em seu discurso, a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, falou sobre a importância de ‘dar exemplo e fazer acontecer’ a limpeza do Rio Camboriú, comentando que as secretarias do Meio Ambiente dos dois municípios estão ‘conversando e muito’, por isso que o projeto está acontecendo. 

“Limpar o rio demanda recurso e investimento, estamos buscando fazer e vamos fazer, mas a sociedade também precisa fazer a sua parte. O Rio Camboriú está poluído, infelizmente – tenho vergonha de falar isso para fora, mas tenho orgulho de falar que o nosso povo levanta as mangas e ajuda, sim, a melhorar essa história que, infelizmente, foi manchada. Que todos possam participar da ação do dia 22 e outras muitas irão acontecer. O que for preciso fazer, iremos fazer para salvar o Rio Camboriú”, afirmou.

O secretário do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira, o ato de limpeza marcado para março, é muito mais que um ato simbólico. 

“Hoje, cidades que conseguem despoluir seus rios, são marcas fortes no mundo”, diz.

Nelson salienta que Balneário alcançou a ‘marca’ de ser o metro quadrado mais valorizado do Brasil, mas que agora tem a oportunidade de se unir ao governo de Camboriú em prol da limpeza do rio, da infraestrutura verde (matas) e azul (rios). 

“O foco é buscar o apoio da sociedade toda para limpar o rio e as ruas, colocar o lixo no lugar certo e, claro, trabalhar a logística reversa, pois o lixo que está na rua vai para o rio. Refletimos em torno disso, muitas autoridades e entidades foram ao evento, que foi a quinta reunião das duas cidades sobre esse assunto”, acrescenta.

Comunidade dos dois municípios no lançamento do projeto (Divulgação/PMBC)

Monitoramento do rio

O secretário comenta ainda que foi estipulado que haverá monitoramento do rio para que ele seja ‘efetivamente limpo’ e que a ação de limpeza no Dia Mundial da Água é apenas o primeiro passo. 

“A dragagem está na pauta, já vimos depois das chuvas que temos que fazer isso, porque o rio possui pontos onde está assoreado e a economia gira em cima do rio, então temos que dragá-lo, mas ainda não tem data para isso acontecer. Tem estudos e planejamento sobre isso, mas ainda não há data de quando essa obra pode acontecer”, completa.

As inscrições para quem quiser participar da limpeza do Rio Camboriú no dia 22 de março podem ser feitas por este link (clique aqui). 

Mais informações sobre o evento devem ser divulgadas nos próximos dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.