Entenda qual a relação entre ondas de frio intenso com o aquecimento global

Enquanto o Brasil enfrenta temperaturas recordes de calor, a Alemanha, por exemplo, viu os termômetros registrarem perto de 20 graus negativos em algumas regiões neste mês de fevereiro. O frio extremo também tem sido um grande desafio nos Estados Unidos e no Canadá, onde algumas áreas enfrentaram temperaturas abaixo dos 40 graus negativos, sem contar a sensação térmica, que intensifica ainda mais o desconforto. 

Por exemplo, em Goiás, a onda de calor deixou um alerta para as altas temperaturas ao longo da última semana. A temperatura nas regiões Norte e Oeste chegou a bater 35°C no termômetro e houve relatos de sensação térmica acima dos 40°C.

Embora esses fenômenos pareçam contraditórios, segundo a empresa de comunicação alemã Deutsche Welleespecialistas afirmam que o aquecimento global pode, na verdade, estar diretamente relacionado a esse frio extremo. 

A explicação está no aquecimento acelerado do Ártico, que está acontecendo quatro vezes mais rápido do que o restante do planeta. Esse aquecimento tem um impacto profundo nos padrões climáticos, especialmente no que diz respeito ao vórtice polar – um sistema de ventos circulares que mantém o ar frio restrito às regiões polares.

Com o aumento das temperaturas no Ártico, o vórtice polar tem enfraquecido, o que permite que o ar gelado “escape” para outras partes do planeta. Esse fenômeno tem sido um dos fatores responsáveis pelas quedas bruscas de temperatura em várias regiões. O ar mais quente, proveniente das mudanças climáticas, também é capaz de carregar mais umidade. Quando essa umidade é exposta a uma queda repentina de temperatura, ela se transforma em neve, resultando nas grandes nevascas que acompanham esses períodos de frio extremo.

Enquanto o Ártico aquece e altera os padrões climáticos globais, o Brasil sofre com os extremos do calor, evidenciando como as mudanças climáticas trazem eventos climáticos cada vez mais extremos, tanto no calor quanto no frio. Esses padrões desafiadores demonstram, mais uma vez, como o aquecimento global afeta o clima de forma imprevisível e intensa, obrigando o mundo a enfrentar um novo tipo de incerteza climática.

Leia também:

Semad vai elaborar propostas que Goiás levará à COP30, em novembro

Evento evangélico realizado no Parque dos Pireneus degrada área de preservação ambiental

O post Entenda qual a relação entre ondas de frio intenso com o aquecimento global apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.