“Goiás é referência nacional em meio ambiente sem travas ao desenvolvimento”, diz Daniel Vilela durante congresso sobre gestão ambiental em Goiás

O vice-governador Daniel Vilela afirmou nesta segunda-feira, 24, que Goiás se tornou uma referência nacional na gestão ambiental, destacando os avanços do estado na área. A declaração foi feita durante a abertura do 1º Congresso de Gestão Ambiental Municipal, realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no Atlanta Music Hall, em Goiânia. O evento, que ocorre até 26 de fevereiro, reúne prefeitos, vereadores, secretários e gestores ambientais de todo o estado para discutir políticas públicas e soluções sustentáveis.

“Goiás é referência nacional no tema do meio ambiente. O sistema de licenciamento ambiental Ipê é desejado e sonhado por todos os estados, mas só Goiás conseguiu materializá-lo, colocá-lo em prática e reduzir de forma significativa os prazos e os processos que tramitam na Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou Vilela.

O congresso tem como objetivo capacitar as novas gestões municipais e nivelar o conhecimento sobre legislação ambiental, fiscalização e preservação dos recursos naturais. Durante a solenidade de abertura, a secretária da Semad, Andréa Vulcanis, destacou a importância de um planejamento eficiente para garantir que o desenvolvimento ocorra de maneira sustentável.

“Entendemos que, nesse início de mandato, era muito importante trazer todos os prefeitos aqui para pensar o nosso meio ambiente com bom senso, responsabilidade e conhecimento. Teremos três dias de muitos ensinamentos, aprendizagem e troca de experiências”, disse Vulcanis.

A programação do evento inclui palestras e painéis sobre licenciamento ambiental, gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas e incentivos como o ICMS Ecológico. Como parte das iniciativas para fortalecer a estrutura ambiental dos municípios, a Semad anunciou a distribuição de 500 computadores para as prefeituras do estado.

Governança ambiental e autonomia municipal

O prefeito de Hidrolândia e presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Zé Délio Jr., destacou a importância do congresso para ampliar a cooperação entre estado e municípios. Segundo ele, a descentralização das responsabilidades ambientais fortalece a governança local e evita entraves burocráticos.

“Nós temos um governo que se preocupa com o meio ambiente, mas não trava o desenvolvimento do estado. Temos a autonomia de legislar, fiscalizar e licenciar”, ressaltou.

Já a deputada federal Marussa Boldrin enfatizou a necessidade de conciliar as características econômicas regionais com a preservação ambiental. “Cada região tem suas particularidades: algumas são mais agrícolas, outras possuem municípios menores que dependem de maior assistência, há aquelas com forte presença industrial e ainda as que se destacam pelo turismo. No entanto, todas têm em comum a necessidade de cuidar do meio ambiente e de contar com uma legislação robusta. Um congresso como esse vem para dar direcionamento ao que precisamos oferecer à nossa população”, afirmou.

Leia também:

Bruno Peixoto fala sobre possibilidade de composição entre Daniel Vilela e PL para 2026

Feriado de Carnaval deve ser de sol após semana chuvosa em Goiás; entenda

O post “Goiás é referência nacional em meio ambiente sem travas ao desenvolvimento”, diz Daniel Vilela durante congresso sobre gestão ambiental em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.