Rádio Universitária se torna Rádio UFG 88,5 FM

A Rádio Universitária da Universidade Federal de Goiás (UFG) concluirá sua migração para a frequência modulada (FM) no dia 10 de março deste ano, com um evento na sede da emissora, situada no Lago das Rosas, em Goiânia.

A partir dessa data, a emissora passará a operar na frequência 88,5 FM, substituindo a antiga frequência 870 AM. A mudança visa melhorar a qualidade sonora e aproximar a rádio do público de Goiânia e da região metropolitana.

O evento de transição, que ocorrerá às 8h30, contará com a presença da diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Maíra Bittencourt, que participará ao vivo do programa “Boa Semana UFG”. Desde 2023, a Rádio Universitária integra a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNPC), possibilitando a troca de conteúdos e a veiculação de programação da rede nacional, além de fortalecer a produção local.

A migração da rádio para a FM é resultado de um processo iniciado em 2014, quando a UFG optou pela mudança após o Decreto 8.139 de 2013, assinado pela então presidente Dilma Rousseff, que regulamentou a transição de emissoras de AM locais para FM.

A assessoria técnica da transição foi conduzida pela professora Nélia Rodrigues Del Bianco, da Universidade de Brasília (UnB), que também orientou a capacitação da equipe para adaptar as produções aos novos formatos multiplataforma, como transmissões digitais, YouTube e podcasts.

Fundada em 1962 por Colemar Natal e Silva, primeiro reitor da UFG, a Rádio Universitária entrou no ar em 1965. Para a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, a migração para a FM representa um avanço importante para a rádio, que continua cumprindo sua missão de divulgar as atividades da Universidade, além de promover educação e cultura.

A nova fase da rádio é um reflexo do legado deixado por Colemar Natal e Silva, que visava a uma rádio voltada para a educação e a formação de comunicadores

Angelita Pereira de Lima, reitora UFG

A mudança para a FM é uma continuidade do processo de modernização da Rádio UFG, que busca expandir sua presença em diversas plataformas e manter seu compromisso com a educação e a formação de novos profissionais de comunicação.

Leia também UFG leva prêmio de melhor universidade do Centro-Oeste;

Em cenário de dificuldades orçamentárias, UFG se aproxima de consulta para nova reitoria

O post Rádio Universitária se torna Rádio UFG 88,5 FM apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.