Estado crítico da ponte Rio das Almas leva motoristas a retirar cintos de segurança por segurança ao passar pelo local

Motoristas que passam pela região de Ceres e precisam atravessar a ponte Rio das Almas sofrem com a insegurança por conta da situação da estrutura. Repleta de rachaduras, a ponte apresenta sinais visíveis de deterioração, além de uma ondulação acentuada no centro e uma rachadura visível tanto na parte superior quanto inferior. Motoristas relatam que esperam o tráfego diminuir para atravessar a ponte sozinhos e até retiram o cinto de segurança para facilitar a saída do veículo em caso de desabamento.

Ao Jornal Opção, o caminhoneiro Fábio Júnior afirmou que tem medo de passar pela ponte e relembra a tragédia da ponte do Estreito: “O povo falou, mostrou vídeos, e nada foi feito. Onde há fumaça, há fogo”, diz.

Além disso, comerciantes locais também temem impactos econômicos. Dona Silvinha, proprietária de um restaurante na rodovia, se preocupa com a possibilidade de fechamento do comércio, como ocorreu nas cidades afetadas pela queda da ponte sobre o Rio Tocantins. “A maioria dos meus clientes são motoristas. Se a ponte cair, nossa sobrevivência fica ameaçada”, lamenta.

A equipe do Jornal Opção visitou a ponte e constatou os problemas relatados. O intenso balanço da estrutura ao passar de caminhões é perceptível a olho nu. A ponte apresenta uma ondulação acentuada no centro e uma rachadura visível tanto na parte superior quanto inferior.

Josiel Paixão de Souza: “o medo de passar por algumas dessas pontes é muito grande” l Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Josiel Paixão de Souza, 40 anos, natural de Petrolina, Pernambuco, é caminhoneiro há mais de 20 anos e tem acompanhado de perto o estado das estradas brasileiras. Ele alerta para o risco que as pontes oferecem aos motoristas, afirmando que muitas delas estão em estado de calamidade.

“Hoje, quando passamos nas estradas, temos até receio de cruzar algumas pontes. Muitas delas estão com ondulações, algumas são mais elevadas, outras estão cedendo. A gente passa com muito medo, porque recentemente tivemos o caso daquela ponte no Maranhão, que caiu no estreito. Isso gera medo, principalmente entre nós, caminhoneiros”, relata Josiel. “Naquela tragédia, houve vítimas fatais, colegas de trabalho perderam a vida. Não sei ao certo quantas pessoas morreram, mas é algo que mexe com a gente.”

Josiel acredita que a situação das pontes poderia ser evitada com maior fiscalização e cuidados das autoridades responsáveis. “Não sei como o governo está estruturado hoje, se há algum órgão fiscalizando especificamente as pontes. Seria muito bom contar com um órgão que se dedique a essa área”, comenta.

Ele relembra que já havia percebido problemas estruturais em algumas pontes, como a do Maranhão, que ele cruzou diversas vezes durante seu tempo de trabalho em Imperatriz. “Eu passava lá e sentia a ponte balançando dentro do caminhão. Não é normal uma ponte vibrar daquele jeito, não é para ser 100%. Isso já me parecia um absurdo”, afirma o caminhoneiro.

“Essa ponte foi construída na mesma época e está do mesmo jeito, balançando. Isso é preocupante. A gente trabalha para levar o pão para casa, mas o medo de passar por algumas dessas pontes é muito grande”, desabafa.

Fábio José da Silva, caminhoneiro, morador de Rubiataba, Goiás, destacou o risco constante que a ponte oferece, segundo ele, nunca foi devidamente consertada, apesar de várias intervenções. “Já tem bastante tempo que passo aqui nesse trecho. Faço a rota para Anápolis e passo por essa ponte direto. Ela tem esse defeito aí, eles interditam, colocam quebra-molas, mas nunca arrumam. Já houve muitas intervenções”, afirmou Fábio.

O motorista também expressou sua preocupação sobre os riscos de acidentes na estrutura. “Bate aquele medo. Vem à mente o que aconteceu lá no Estreito. Se tiver fila de caminhão, a gente até espera para passar depois, para passar sozinho”, relatou.

Segundo ele, as autoridades precisam tomar providências antes que uma tragédia aconteça. “Eu acho que as autoridades têm que olhar mais para o nosso lado, porque depois que cair, não adianta. Aí é vida que vai embora”, alertou. Fábio ainda revelou que já viu reportagens de engenheiros criticando a situação da ponte, mas que até o momento, nada foi feito para solucionar o problema. “Já vi até reportagem de engenheiro falando mal dessa ponte e ninguém tá fazendo nada. Se o engenheiro está dizendo que tem algo de errado, é porque realmente tem”, completou.

Fábio mencionou que houve uma tentativa de reparo recente, mas que a melhoria foi superficial. “Lá agora está melhor, pois jogaram massa há uns 15, 20 dias, mas foi só para nivelar. Parece que estão tentando enganar”, disse. Ele questiona se as autoridades estão aguardando uma tragédia para agir. “Será que estão esperando uma tragédia? Tem muita gente falando disso. Até mesmo pessoas da minha cidade estão passando por outras estradas para não passar por aqui com medo”, afirmou.

Fábio encerrou destacando o temor de um acidente similar ao ocorrido na ponte do Estreito, onde a estrutura desabou de forma repentina, levando vidas. “O dia lá em Estreito era normal, como qualquer outro. Todo mundo passando normalmente, e de repente a ponte caiu e vidas se foram. Não está escrito ali: ‘vai cair agora’”, concluiu.

Dácio – motorista de ônibus: “Queremos que as autoridades olhem por nós” l Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

O motorista de ônibus Dácio compartilhou sua apreensão sobre a segurança da ponte, ele afirmou que, apesar de ver muitos comentários sobre a deterioração da estrutura, o medo é uma constante em sua rotina, já que ele transporta vidas todos os dias.

“Vê-se muitos comentários sobre as condições dessa ponte, e a gente fica com medo. A gente transporta vida, igual agora mesmo, eu estou com 40 vidas aí atrás. Então dá medo de passar nessa ponte”, disse Dácio.

Ele relatou que o momento mais tenso acontece quando o ônibus se aproxima do quebra-molas. “Na hora que chega aí naquele quebra-molas que tem que passar por ela, bate aquele calafrio. Bate porque já teve o acidente lá do estreito, né? Então a gente fica meio receoso”, explicou.

Dácio fez um apelo às autoridades: “Queremos que as autoridades olhem por nós. Só queremos passar com segurança, porque são muitas vidas.”

Ecovias do Araguaia

A reportagem entrou em contato com a Ecovias do Araguaia para saber se a concessionária tem realizado vistorias na ponte e se há planos para a construção de uma nova estrutura no local. A concessionária informou que, conforme vistoria técnica recente, a ponte se encontra em condições seguras, não oferecendo riscos à segurança dos condutores. A Ecovias explicou ainda que a construção do quebra-molas ocorreu antes do início da concessão da rodovia à Ecovias do Araguaia, ou seja, antes de outubro de 2021.

Veja a nota na íntegra:

A Ecovias do Araguaia, concessionária do Grupo EcoRodovias, esclarece que a estrutura sobre o Rio das Almas, localizada no km 284 da BR-153/GO, conforme vistoria técnica recente, está em condições seguras, não oferecendo assim riscos à segurança dos condutores.

Reiteramos que, anualmente, são realizadas avaliações técnicas por especialistas em todas as pontes e viadutos do sistema rodoviário sob nossa concessão. No caso específico da Obra de Arte Especial (OAE) sobre o Rio das Almas, a estrutura passou recentemente por uma avaliação detalhada e todas as medidas para manutenção da segurança estrutural estão sendo tomadas. Além disso, com o avanço das obras de duplicação previstas para o trecho sob nossa administração, a ponte será submetida a intervenções de reforço, alargamento e demais adequações, seguindo o padrão das melhorias já entregues nas pontes sobre o Córrego Pouso do Meio na BR-153, Rio Baião e Rio Lajinha, na BR-414, e sobre o Córrego Cancela, na BR-080.

Por fim, a Concessionária reforça que seu corpo técnico realiza monitoramento contínuo de todas as estruturas para garantir a segurança dos usuários.

Entendemos que os casos envolvendo pontes em outras regiões podem gerar apreensão, mas reforçamos que a disseminação de informações sem a devida avaliação técnica pode provocar interpretações equivocadas, causando preocupações desnecessárias entre os usuários. Por isso, orientamos que os usuários busquem fontes confiáveis e priorizem dados técnicos ao compartilhar informações. Nosso compromisso é assegurar a segurança e a transparência em todas as nossas operações, mantendo a sociedade sempre bem-informada.

ANTT

Da mesma forma, por meio de uma nota, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que está acompanhando atentamente a situação da ponte sobre o Rio das Almas e notificou a concessionária, reforçando a necessidade de monitoramento estrutural da obra de arte especial (OAE) em questão.

Veja a nota na integra:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acompanha atentamente a situação da ponte sobre o Rio das Almas, localizada no km 284+800 NS da BR-153/GO, sob responsabilidade da Concessionária Ecovias do Araguaia.

Em 27 de dezembro de 2024, a ANTT notificou a concessionária, reforçando a necessidade de monitoramento estrutural da obra de arte especial (OAE) em questão. Foi solicitada a realização de inspeções detalhadas por profissionais especializados em estruturas de concreto armado e protendido, com foco na condição estrutural da ponte e de seus elementos de proteção.

Em resposta, a Concessionária Ecovias do Araguaia informou, em 6 de janeiro de 2025, que a 3ª campanha de inspeção rotineira, realizada em outubro de 2024, classificou a ponte em condições de conservação regular, sem indícios de perda de estabilidade estrutural. Entretanto, foram identificados pequenos danos que demandavam reparos, motivo pelo qual a concessionária já realizou diversas intervenções de manutenção, incluindo tratamento de fissuras, reparos no concreto, intervenções nas juntas de dilatação, instalação de módulos de guarda-corpos, desobstrução de buzinotes, remoção de detritos e vegetação, além de melhorias no pavimento asfáltico e na sinalização vertical.

Além dessas ações, a ANTT solicitou à concessionária a apresentação de um relatório detalhado sobre a inspeção da ponte, bem como a elaboração de um Projeto Executivo para sua reabilitação. Em 20 de fevereiro de 2025, a concessionária informou que uma Inspeção Especial foi realizada em janeiro de 2025, estando o relatório técnico em fase final de conclusão.

A concessionária também comunicou que “com o avanço das obras de duplicação previstas para o trecho, a ponte será submetida a intervenções de reforço, alargamento e demais adequações, seguindo o padrão das melhorias já entregues nas pontes sobre o Córrego Pouso do Meio na BR-153, Rio Baião e Rio Lajinha, na BR-414, e sobre o Córrego Cancela, na BR-080”.

A ANTT segue analisando as propostas apresentadas e tomará todas as medidas cabíveis para garantir a segurança dos usuários da rodovia, exigindo da concessionária a devida observância dos padrões técnicos e regulatórios aplicáveis. O processo de avaliação dos projetos e soluções está em andamento, e a Agência continuará monitorando a implementação das ações necessárias.

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