Queima do Alho deve reunir muladeiros em Goiânia

No próximo sábado, dia 23, a partir das 12 horas, a avenida Dom Emanuel, na Cidade Jardim em Goiânia, será palco de uma tradição secular: a Queima do Alho. Nesse evento, os muladeiros, acompanhados de seus animais traiados, participarão de uma celebração típica das comitivas de peões de boiadeiro.

Promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Muares (ABCMuares), com o apoio da Selaria Burro no Brete, o encontro tem como objetivo reunir comitivas de muladeiros de todo o Estado. Esta é uma preparação para o Grande Encontro de Comitivas de Muares, que ocorrerá na segunda semana de abril, de 8 a 13, no Parque Agropecuário de Goiânia, no setor Nova Vila.

Os muares, que incluem mulas e burros, são considerados animais nobres, fiéis e inteligentes, com uma população estimada em mais de 50 mil animais no Brasil, entre registrados e não registrados. Os preços variam de acordo com o uso, desde animais recreativos, que podem ser encontrados por cerca de R$ 1 mil, até animais de trabalho e seleção, que podem atingir até R$ 500 mil.

O almoço será realizado em um ambiente característico da Selaria Burro no Brete, proporcionando uma oportunidade para os amantes e admiradores da cultura tropeira e tradição sertaneja se reunirem e aprenderem mais sobre a criação de muares. O cardápio da Queima do Alho contará com 50 quilos de arroz, 50 quilos de carne e, é claro, muito alho.

“Em um gesto de hospitalidade, temos o prazer de oferecer aos estimados criadores um almoço de comida tropeira tradicional”, explica um dos organizadores, Waldjan Terencio.

Leia mais:

O post Queima do Alho deve reunir muladeiros em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.