Para além das polêmicas em sua vida profissional, Elon Musk coleciona escândalos na família; Veja histórico 

O braço direito do presidente estadunidense Donald Trump, o empresário multibilionário Elon Musk, se coloca no centro das atenções de diversas formas diferentes. Não bastasse ser um dos homens mais ricos do planeta, sua personalidade e suas estratégias de marketing chamam bastante atenção. As tramas familiares do bilionário não poderiam ser diferentes: declarações polêmicas envolvendo seu pai, filhos e ex-esposas povoam a mídia. 

Com 14 filhos e quatro ex-companheiras, Musk acumula desafetos. Vivian Jenna Wilson, de 20 anos, filha do dono da Tesla, chegou a chamar o pai de “patético” e afirmou ter cortado laços com ele. Errol Musk, pai do empresário do ramo da tecnologia, já foi alvo de críticas públicas do próprio filho. 

Nascido em Pretória, na África do Sul, Elon Musk é filho do engenheiro sul-africano Errol Musk e da modelo e nutricionista canadense Maye Musk. Apesar de ter mantido um vínculo forte com a mãe, sua relação com o pai foi marcada por distanciamento.

Ao longo dos anos, Musk se consolidou como uma das figuras mais influentes do setor tecnológico e também construiu uma grande família. Seu filho mais recente foi mencionado pela influenciadora conservadora Ashley St. Clair em fevereiro deste ano, mas o empresário nunca confirmou a paternidade publicamente, mas também não a negou. 

Até mesmo os membros mais novos da família chamam a atenção. Nos últimos meses, X, filho de Musk, foi visto frequentemente ao lado de Donald Trump. Na maior parte das interações, a situação era amistosa, chegando a criar cenas fofas entre os dois, entretanto, em outra ocasião, o pequeno chegou a destratar o chefe da Casa Branca. No mês passado,  X AE A-XII (nome completo do garoto de quatro anos), disse em frente de todas as câmeras do Salão Oval para Trump se calar: “Você não é o presidente, você precisa ir embora”.

Veja abaixo algumas polêmicas familiares que marcam a trajetória de Elon Musk. 

A filha Vivian Jenna Wilson

Vivian, nascida em 2004, é filha de Elon Musk com sua primeira esposa, a escritora Justine Wilson. Ela tem um irmão gêmeo, Griffin Musk.

Em 2020, Vivian se declarou uma mulher transexual e, pouco tempo depois, rompeu laços com o pai. Dois anos depois, entrou com uma ação na Justiça para remover o sobrenome Musk, adotando o nome Vivian Jenna Wilson.

Desde então, a relação entre pai e filha tem sido marcada por conflitos públicos, especialmente em torno da transição de gênero de Vivian e das posturas políticas de Musk, incluindo seu apoio ao ex-presidente Donald Trump, político extremamente avesso à transexualidade.

Foto: Reprodução / Teen Vogue.

Musk é abertamente transfóbico, incluindo comentários sobre a própria filha, sobre quem ele disse, em 2024, que “não era uma menina” e que estava “morta” para ele. O empresário do ramo da tecnologia disse que foi “enganado” com relação ao tratamento médico para transição de gênero da jovem, que tinha então 16 anos. 

“Frio”, “indiferente” e “narcisista”, foi assim que Vivian descreveu o pai em sua primeira entrevista, à NBC News. A jovem afirma que Musk é ausente e sempre foi cruel com relação às posturas femininas da jovem enquanto crescia. 

Na semana passada, a filha de Elon Musk foi destaque na capa da revista Teen Vogue, onde compartilhou detalhes sobre sua vida e expressou sua opinião sobre o pai. Ao ser questionada se sua imensa fortuna a intimidava de alguma forma, ela não hesitou em responder, chamando Musk de “um homem-criança patético”.

“Por que teria medo dele? ‘Oh, ele tem tanto poder’. Eu não dou a mínima”.

“Não dou a mínima para o que eles fazem. Vejo coisas sobre meu pai nas notícias e penso: ‘Isso é uma vergonha’”, a jovem negou qualquer contato com a família paterna. Sobre os recentes posicionamentos de Musk enquanto braço-direito de Trump, ela afirmou: “A saudação nazista foi uma loucura. Vamos chamar um figo de figo, e vamos chamar uma saudação nazista do que é. Aquilo foi definitivamente uma saudação nazista”. “É irritante que me associem a ele”, concluiu.

Seus relacionamentos

Com sua primeira esposa, Justine Wilson, Elon Musk teve seis filhos. Além de Vivian e Griffin, o casal teve os trigêmeos Damian, Saxon e Kai, nascidos em 2006. Antes deles, em 2002, tiveram Nevada, que faleceu poucas semanas após o nascimento.

Justine tem se mantido discreta sobre o ex-marido nos últimos anos, mas em 2010 revelou que o casamento terminou abruptamente quando Musk entrou com o pedido de divórcio. Segundo ela, nos momentos finais da relação, o bilionário a criticava constantemente e ele se colocava como “o alfa da relação”.

Leia também: Filho de Elon Musk manda Trump calar a boca em pronunciamento na Casa Branca; veja vídeo

Coletiva de Elon Musk e Trump demonstra quem realmente “manda” nos Estados Unidos

STF cobra reação diplomática do Itamaraty contra ataques de Elon Musk e aliados de Trump a Moraes

Com a cantora Grimes, Musk teve mais três filhos, todos com nomes incomuns:, nascido em 2020 e conhecido como “X” (frequentemente aparece ao lado do pai e do presidente Donald Trump); Exa Dark Sideræl Musk, nascida em 2022; e Techno Mechanicus, apelidado de “Tau”, cuja existência veio à público após a publicação da biografia de Musk, lançada em 2023.

Musk e Grimes l Foto: Stephen Lovekin—Variety/Penske Media/Getty Images.

Em fevereiro deste ano, Grimes usou o X (antigo Twitter) para pedir publicamente que o dono da Tesla parasse de ignorar suas tentativas de contato. Nas publicações, que foram apagadas posteriormente, ela se desculpou por trazer a questão ao público, mas afirmou que um dos filhos do casal poderia “sofrer deficiências para o resto da vida”.

“Mas não é mais aceitável ignorar essa situação. Isso requer atenção imediata. Se você não quiser falar comigo, pode designar ou contratar alguém para que possamos seguir em frente solucionando isso. Isso é urgente, Elon”, apelou a cantora sem mencionar sobre qual filho se referia.

No mesmo mês,  Ashley St. Clair, influenciadora conservadora, revelou que teve um filho com Elon Musk, que nasceu em 2024. O bilionário, no entanto, não confirmou nem desmentiu a paternidade.

St. Clair entrou com um processo judicial contra Musk relacionado à custódia da criança. Segundo seu advogado, em entrevista à People, o empresário vinha prestando apoio financeiro à influenciadora, mas reduziu “significativamente” o valor depois que ela acionou a Justiça.

Além dos filhos com Justine Wilson e Grimes, Musk também tem quatro crianças com Shivon Zilis, executiva da Neuralink. São eles os gêmeos Strider e Azure, nascidos em 2021, Arcadia, em 2024, e Seldon Lycurgus, em 2025.

O pai Errol Musk

“Meu pai terá um plano cuidadosamente pensado para [fazer] o mal. Ele planeja o mal. Quase todos os crimes que você pode imaginar, ele já cometeu. Quase todas as coisas más que você pode imaginar, ele já fez”, disse Elon sobre o pai durante uma entrevista à revista Rolling Stone, em 2017. Na ocasião, o multibilionário classificou Errol como um “ser humano terrível”.

Segundo Elon dise à GQ, em 2008, o pai era um engenheiro inteligente que “ficou um pouco louco depois”. 

Errol Musk l Foto: GIANLUIGI GUERCIA/AFP via Getty Images.

Ainda antes de completar 18 anos, Elon Musk deixou a África do Sul e seguiu para o Canadá sem o apoio do pai, Errol Musk, que já era divorciado de sua mãe. De acordo com relatos de Errol ao seu biógrafo Walter Isaacson, elel acreditava que o filho não teria sucesso e acabaria retornando.

Em entrevista ao The New York Times em fevereiro deste ano, Errol Musk afirmou que sempre manteve uma boa relação com Elon. Algumas semanas antes, entretanto, em um podcast, ele criticou Elon, dizendo que o empresário não tem sido um bom pai e que seus filhos “tinham muitas babás”.

A mãe Maye Musk

Ao longo dos anos, Elon Musk manteve uma relação próxima com sua mãe, Maye Musk, em contraste com o distanciamento do pai. Ativa nas redes sociais, a modelo conquistou mais de um milhão de seguidores no Instagram e no X, onde frequentemente sai em defesa do empresário.

Musk e sua mãe, Maye l Foto: Jamie McCarthy/Getty Images.

Mas sua influência não se limitou ao apoio público. Segundo o portal Wired, Maye teve participação nos negócios do filho, atuando quase como uma conselheira informal. Relatos de executivos indicam que ela comparecia inesperadamente a reuniões importantes e compartilhava suas opiniões sobre decisões estratégicas.

O post Para além das polêmicas em sua vida profissional, Elon Musk coleciona escândalos na família; Veja histórico  apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.