Recado para o PL em Goiás: Bolsonaro quer um senador e não um governador

O projeto número um do ex-presidente Jair Bolsonaro para o Partido Liberal em Goiás é único: quer muito mais um candidato a senador do que um candidato a governador.

Bolsonaro está operando para o PL eleger 54 senadores em todo o país. Com o controle do Senado, o ex-presidente planeja criar uma frente política contra o Supremo Tribunal Federal.

Frise-se: Bolsonaro pode até apoiar um candidato a governador em Goiás, porém desde que não atrapalhe a eleição de um senador.

Quem poderá ser o candidato a senador de Bolsonaro em Goiás? Sua preferência é por Major Vitor Hugo, que, além de amigo e aliado leal, é militar reformado do Exército. Os dois são carne, unha e cutícula. mas o ex-presidente não descarta apoiar o deputado federal Gustavo Gayer (a ressalva é que todo o mercado político aposta que o parlamentar estará fora da disputa de 2026, por decisão da Justiça).

Gustavo Gayer, deputado federal por Goiás: cotado para senador | Foto: reprodução

O que Bolsonaro não quer é mais uma aventura política unicamente de caráter pessoal, como ocorreu nas disputas para as prefeituras de Aparecida de Goiânia (Professor Alcides Ribeiro) de Goiânia (Fred Rodrigues), quando o PL perdeu de maneira acachapante, por ter se isolado politicamente e por não ter lançado candidatos consistentes. Em Anápolis o PL ganhou com Márcio Corrêa, cuja candidatura foi articulada por Major Vitor Hugo, e não pela cúpula local do partido.

(Frise-se que Bolsonaro não perdoa as mentiras sobre Aparecida e Goiânia, pois lhe disseram que eram vitórias certas.)

Bolsonaro tem apreço pelo pré-candidato do MDB a governador, Daniel Vilela, e tende a sugerir uma composição com ele e com Gracinha Caiado, pré-candidata a senadora pelo União Brasil.

Professor Alcides Ribeiro (à esquerda) foi uma decepção para Jair Bolsonaro | Foto: Divulgação

O fato é que Bolsonaro está sendo realista. De que adianta bancar um candidato anódino para enfrentar um grupo altamente profissional, em termos políticos, como o do governador Ronaldo Caiado e de Daniel Vilela só para marcar posição? Bolsonaro é sagaz e sabe que uma eleição para senador é muito diferente de uma eleição para governador.

O ex-presidente não quer assistir, de camarote, derrotas similares às de Goiânia e de Aparecida. Quer vencer, sobretudo quer eleger um senador em Goiás. A maneira mais fácil, sabe Bolsonaro, é unindo-se a Ronaldo Caiado e Daniel Vilela.

Bolsonaro já está informado de que os principais prefeitos do PL já estão compondo com Daniel Vilela por puro realismo e pragmatismo. Não querem ser os primeiros a chegarem atrasados. O vereador Major Vitor Hugo, de Goiânia, também prefere compor com Daniel Vilela. (E.F.B.)

O post Recado para o PL em Goiás: Bolsonaro quer um senador e não um governador apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.