Cássia Fernandes lança livros de crônicas em campanha de financiamento coletivo

A escritora e jornalista Cássia Fernandes está lançando a antologia de crônicas “Uma Maluca Com Lupa”. São dois volumes que já se encontram em pré-venda no site de financiamento coletivo Catarse (https://tinyurl.com/3t2v4dhm). Nos livros, a prosadora e poeta — proeta — reúne crônicas que vem publicando há mais de 20 anos em jornais, sites e blogs, principalmente no jornal “O Popular”, de Goiânia, para o qual escreve quinzenalmente.

“Uma Maluca Com Lupa” está saindo do forno pelo novo selo Solibur (GO), coordenado pelo escritor, crítico literário e jornalista Itamar Pires Ribeiro (um ás da ficção científica). Se o primeiro volume traz crônicas marcadas pelo humor, o segundo volume contém textos mais poéticos e reflexivos. O que prova a versatilidade literária da autora.

O apoio ao projeto se dá por meio da escolha de recompensas, isto é, a aquisição de um dos volumes ou de ambos, ou de apoio sem recompensa, quando se apoia somente como doação, para colaborar com a publicação. A campanha vai até 10 de abril. O envio dos exemplares aos apoiadores e o lançamento presencial dos livros em Goiânia devem ocorrer em maio.

A escritora, que já publicou os dois romances — “Cartas Que Não te Escrevi” e “Histórias Encantadas Entre Cordilheiras de Areia” — e os livros de poemas “Almofariz do Tempo” e “Abracadabras: Crio Enquanto Falo” (e-book e audiobook), decidiu desta vez experimentar o chamado crowdfunding, ou financiamento coletivo, forma de arrecadar dinheiro para projetos ou negócios por meio da contribuição de várias pessoas.

Segundo Cássia Fernandes, essa é uma boa alternativa para os escritores que optam pela autopublicação ou pela publicação por pequenas editoras independentes, e que muitas vezes dependem de projetos aprovados em leis de incentivo, um processo mais lento e burocrático.

“Eu já apoiei várias campanhas, por meio das quais foram financiados livros lindos, e posso garantir que é um sistema confiável e seguro, em que os apoiadores são inclusive regularmente informados sobre o andamento dos projetos e recebem suas recompensas”, observa a escritora.

A modalidade de campanha adotada pela autora no Catarse foi a Flex, em que ela se compromete a enviar os livros-recompensas, mesmo que a meta de arrecadação não seja atingida.

Radicado em Montevidéu, o crítico literário Altamirando da Conceição Tavares Furtado é peremptório: “Vale a pena conhecer a poesia e a prosa de Cássia Fernandes. Virginia Woolf, se fosse viva, leria. Trata-se de uma autora de imaginação poderosa e que maneja as palavras de tal forma que elas parecem dançar, diria Ezra Pound”.

Saiba como apoiar o livro da escritora

Link para apoiar Uma maluca com lupa: https://tinyurl.com/5dpadtks

Quais as recompensas para quem apoiar Uma maluca? — Um dos volumes ou os dois volumes de “Uma Maluca com Lupa”, combinados ou não com outros livros da escritora.

O que Uma maluca apresenta aos leitores?

No volume 1, as indagações e experiências de uma maluca que sai por aí com sua lupa. Para onde as canetas vão quando desaparecem? Bichos viajam ou não? E se em vez de plantas ornamentais se fizesse um jardim de pragas? E que tal criar um Clube para solteiros e descasados que aproximasse os solitários? E se mudar para um lugar à beira-mar, um paraíso possível, levando na mala um rabo de sereia? E ir parar na delegacia por causa de uma crônica e uns metros de tecido colorido?

No volume 2, as histórias ora agudas, ora crônicas, publicadas durante as andanças de uma cronista, às vezes anacrônica, com sua lupa. E se uma imigrante digital, que fez curso de datilografia e viveu a era da internet discada, sobrevivesse a uma época nebulosa em que até as baratas queriam aprender e um verme não arredava do poder? E se ela se visse num mundo, ocupado pelos robôs do amor, transformado pelos algoritmos e pela Inteligência Artificial? E se guardasse sob o travesseiro uma lista das coisas mais lindas?

Quem é Cássia Fernandes?

Nascida em Pontalina (GO), Cássia Fernandes publica crônicas em jornais, sites e blogs há mais de vinte anos. Graduada em Letras e Jornalismo, e pós-graduada em Cinema, publicou os romances Histórias encantadas entre cordilheiras de areia e Cartas que não te escrevi, o livro de poemas Almofariz do tempo e o audiolivro e e-book Abracadabras: crio enquanto falo. Viveu por quatro anos na Vila de Jericoacoara (CE), onde ainda coordena o projeto de incentivo à leitura Livros Que Andam. Atualmente, mora em Goiânia, capital de Goiás.

O post Cássia Fernandes lança livros de crônicas em campanha de financiamento coletivo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.