Federação União Brasil e PP segue indefinida, mas cúpula avalia formalização ainda em abril

A cúpula nacional do União Brasil (UB) e do Progressistas (PP) aceleram as articulações de federação e a expectativa agora é que o anúncio seja feito até o final de abril. A situação não é bem vista por membros do UB goiano, que avaliam que a federação é apenas uma estratégia para esvaziar a candidatura do governador Ronaldo Caiado (UB) à presidência da República. Já PP em Goiás tem evitado tratar do assunto publicamente, a exemplo do presidente estadual da legenda, Alexandre Baldy, que ainda não se pronunciou sobre a possível federação.

Para o deputado federal José Nelto (UB), que é contrário a Federação entre UB e PP, um partido só fica forte e cresce quando tem presidência da República. “A alegação é que Caiado é de um Estado pequeno. Isso é um absurdo, Collor era de Alagoas e foi presidente com a onda de caçar marajás. O Caiado é diferente, hoje ele está com níveis ainda baixo nas pesquisas porque ele não começou a campanha”, argumenta.

O parlamentar acredita que quando a pré-candidatura for lançada e o governador começar a “andar o Brasil e mostrar o programa de governo dele” tendo Goiás como vitrine, naturalmente ele crescerá nas intenções de votos. “A começar pela Segunda Pública e Educação. O Brasil está cansado de corrupção. Caiado é um governador que sabe dialogar, que vai dialogar com a sociedade civil organizada e vai governar para todos”, avalia.

Caso a federação se concretize, o novo bloco político contaria com 109 deputados federais, tornando-se um dos mais influentes da Câmara. Procurado pelo Jornal Opção, o presidente do PP em Goiás Alexandre Baldy não quis opinar e disse que vai aguardar a resolução final.

Apesar disso, as negociações para a formalização da Federação se esbarram nas divergência regioinais. Pré-candidato a presidência, Caiado manteve o lançamento do seu nome para o pleito de 2026 em 4 de abril, em Salvador, na Bahia.

De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), as federações devem ser registradas até seis meses antes dos pleito.

Entenda a Federação

A federação partidária é uma forma de organização política que permite a união de dois ou mais partidos em uma única estrutura jurídica. Essa união é feita por meio de um contrato que estabelece os direitos e deveres dos partidos federados, bem como os objetivos e princípios da federação.

O modelo foi criado no Brasil pela Lei nº 14.117, de 8 de janeiro de 2021, com o objetivo de fortalecer a representatividade e a diversidade dos partidos políticos no país.

Leia também:

União Brasil e PP avaliam federação, mas decisão ainda depende de ajustes

Ao Jornal Opção, Caiado fala em “tentativa de desestabilização” e reafirma pré-candidatura ao Planalto

O post Federação União Brasil e PP segue indefinida, mas cúpula avalia formalização ainda em abril apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.