Autoridades goianas entraram na nova tendência das redes sociais: a recriação de imagens no estilo dos animes do Studio Ghibli. A trend, impulsionada por uma ferramenta lançada recentemente pelo ChatGPT, permite transformar fotos comuns em ilustrações inspiradas no famoso estúdio japonês que produziu filmes como “O Menino e a Garça”.
LEIA TAMBÉM
Especialista em segurança cibernética alerta risco em trend do Instagram; confira
Atletas olímpicos viralizam trend “testando camas antissexo”
Entre os que aderiram à onda estão o governador Ronaldo Caiado (UB), o vice-governador Daniel Vilela (MDB), além dos senadores Wilder Morais (UB) e Vanderlan Cardoso (PSD). O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), também compartilhou a brincadeira.
Já o vereador por Goiânia, Major Vitor Hugo (PL) divulgou uma ilustração ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos). A imagem é relacionada a uma manifestação, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
As reações dos internautas às postagens variam entre elogios ao resultado e críticas, que afirmam que essa ferramenta de Inteligência Artificial (IA) desrespeita os animadores que criaram o estilo e seus direitos sobre a propriedade intelectual. A popularidade da funcionalidade foi tanta que acabou sobrecarregando o sistema. O CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou no X que a empresa precisou suspender temporariamente o recurso devido ao alto volume de acessos.
Como fazer a trend?
A ferramenta utiliza o DALL-E, sistema de geração de imagens da OpenAI, para criar visuais detalhados a partir de descrições textuais. Entre possibilidades, está a criação de imagens com o estilo do Studio Ghibli, caracterizado por cores suaves, paisagens exuberantes e personagens expressivos.
Embora não exista um modo oficial “Studio Ghibli”, é possível obter um resultado próximo ao do famoso estúdio de animação ao descrever a cena com detalhes específicos. Elementos como cenários naturais, iluminação suave e personagens desenhados com traços delicados ajudam a alcançar esse efeito.
A ainda a possibilidade de ir direto no pedido, escrevendo no prompt: “Gerar no estilo do Studio Ghibli”. Veja o passo a passo para gerar imagens no ChatGPT:
- Acesse o ChatGPT: Certifique-se de ter uma conta na OpenAI e acesso ao recurso de geração de imagens;
- Descreva a cena detalhadamente: Insira um prompt detalhado, especificando o tipo de imagem desejada, os elementos visuais e a atmosfera;
- Ajuste conforme necessário: Se o resultado não for exatamente o esperado, refine a descrição e tente novamente para obter um visual mais próximo da estética desejada.
O post Caiado, Daniel e Vanderlan: autoridades entram na trend do estilo Studio Ghibli apareceu primeiro em Jornal Opção.