“Para amigos e inimigos”, diz Trump ao anunciar tarifa de 10% a produtos importados do Brasil

O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira, 2, que a partir de amanhã, os Estados Unidos vão impor uma tarifa de 10% sobre todos os produtos importados, o que inclui o Brasil, e 25% para todos os carros produzidos fora do território norte americano. “Isso é para amigos e inimigos e muitas vezes os amigos são muito piores que os inimigos em termos de comércio e isso acabou arrasando com a nossa base industrial e colocou nossa segurança nacional em risco”, disse.

Ao apresentar os detalhes do novo plano tarifário, Trump citou que países como Índia e Tailândia impõe tarifas acima de 70% em motocicletas e apontou que a culpa é de outros presidentes que não responderam à guerra comercial.

As taxas variam para alguns países: 34% para a China, 20% para a União Europeia, 46% para o Vietnã, 32% para Taiwan e 24% para o Japão. Trump argumenta que essas tarifas forçarão outras nações a reduzirem seus próprios impostos sobre produtos americanos e incentivarão a produção dentro dos EUA.

Presidente americano apresentou tabela com taxação a produtos americanos | Foto: Reprodução

As tarifas são as mais recentes de uma série de impostos anunciados por Trump desde o início de sua presidência, incluindo taxas de 25% sobre aço e alumínio importados, além de impostos sobre automóveis e peças de veículos importados. Essas medidas já geraram fortes objeções de países e indústrias afetadas.

Leia também:

Senado aprova medida para retaliar “tarifaços” e barreiras comerciais a produtos brasileiros

O post “Para amigos e inimigos”, diz Trump ao anunciar tarifa de 10% a produtos importados do Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.