Felipe Neto desmente candidatura à Presidência e revela ação de marketing; veja vídeo

O youtuber e empresário Felipe Neto desmentiu, nesta sexta-feira, 4, sua suposta candidatura à Presidência da República, anunciada um dia antes. O influenciador esclareceu que tudo não passava de uma ação de marketing para promover um serviço de audiolivros. No novo vídeo publicado em suas redes sociais, ele afirmou que sua intenção era provocar reflexão sobre discursos autoritários e incentivar a leitura do clássico “1984, de George Orwell.

Na quinta-feira, 3, Felipe Neto surpreendeu seus seguidores ao divulgar um vídeo em que se apresentava como pré-candidato à Presidência do Brasil. No discurso, ele mencionava planos para fundar uma nova rede social, chamada “Nova Fala”, e justificava sua decisão com base no que chamou de “domínio da informação” e no desejo de se tornar “guardião da verdade”. 

Já no vídeo de sexta-feira, Felipe Neto desfez a encenação e garantiu que tudo fazia parte de uma estratégia para chamar a atenção para a obra de Orwell. “Bom, gente… É óbvio que eu não vou me candidatar a coisa alguma! E eu espero, do fundo do coração, que vocês não tenham acreditado. O que eu queria era chamar a sua atenção. Então, preste atenção! Tudo que eu falei naquele vídeo, que eu me candidatei à presidência da República… É o oposto do que eu acredito! Foram falas autoritárias, que eu fiz de propósito! E se você acreditou… Ou pior, se você gostou do que eu falei… Talvez você precise ler um pouco mais”, declarou.

Veja vídeo:

A ação publicitária teve como objetivo promover um serviço de audiolivros que disponibilizará a versão narrada de “1984 com interpretação de atores renomados, incluindo Lázaro Ramos. Felipe Neto aproveitou o anúncio para reforçar sua crença na importância da leitura. “A literatura é a maior arma que uma sociedade tem para enfrentar qualquer tipo de autoritarismo. Os livros têm o poder de transformar esse país com certeza para melhor”, afirmou.

No primeiro vídeo, divulgado na quinta-feira, Felipe Neto detalhava sua suposta estratégia política. Ele mencionava que a nova rede social, a “Nova Fala”, serviria como um laboratório para entender as necessidades da população. Segundo seu discurso fictício, os cidadãos interagiriam com conteúdos enquanto cediam voluntariamente informações que ajudariam na formulação de políticas públicas.

“Estou lançando uma nova rede social: a Nova Fala. É uma espécie de laboratório onde cada cidadão, enquanto interage com os conteúdos, cede voluntariamente informações para que nós possamos saber as reais preferências e necessidades do povo brasileiro. Essa rede seria algo como um ministério, ainda vou definir qual, talvez o da verdade. No mínimo, ela ajudaria a gente a entender qual a opinião da maioria sobre cada momento da história. E aí os livros didáticos retratariam a vontade da maioria, como deve ser numa democracia”, declarou no vídeo inicial.

A fala fazia alusão direta à obra “1984”, que apresenta um regime autoritário no qual o governo manipula informações e reescreve a história de acordo com seus interesses. Felipe Neto deixou claro, no segundo vídeo, que essa ideia ia contra tudo o que ele realmente acredita. “Se você já teve contato com a obra 1984… Deve ter percebido que o meu discurso falso do vídeo de ontem foi totalmente inspirado… No governo ditatorial que tá lá na história do livro! Inclusive, muitas das frases foram copiadas, pra vocês perceberem”, explicou.

Além disso, o influenciador fez questão de desmentir a suposta criação de uma rede social para monitoramento dos usuários. Segundo ele, essa prática já ocorre atualmente. “É claro que eu não vou lançar rede social nenhuma, pra monitorar, pra controlar as pessoas… Afinal, infelizmente, isso já acontece”, completou.

Leia também:

Caiado recebe homenagens da Assembleia Legislativa da Bahia

Prefeito eleito pelo PL, Carlinhos Mangão diz que apoia 100% Daniel Vilela para governador

O post Felipe Neto desmente candidatura à Presidência e revela ação de marketing; veja vídeo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.