Equatorial Goiás cai para penúltimo lugar em ranking de desempenho da Aneel

A Equatorial Goiás caiu três posições no ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre o desempenho das distribuidoras de energia em 2024. A empresa, que ocupava o 27º lugar em 2022, agora aparece na 30ª posição entre as concessionárias de grande porte, com um índice de Desempenho Global de Continuidade (DGC) de 1,19. O ranking é elaborado com base em dois indicadores principais: a duração (DEC) e a frequência (FEC) das interrupções no fornecimento de energia.

A distribuidora registrou melhora nos seus indicadores em relação ao ano anterior: o DGC foi de 1,66 em 2023 para 1,19 em 2024 (quanto menor o índice, melhor o desempenho). A queda no posicionamento nacional revela que outras concessionárias avançaram mais no mesmo período. O ranking compara os resultados reais de cada distribuidora com as metas individualizadas estabelecidas pela ANEEL, que levam em conta as características específicas de cada área de concessão.

Em 2024, o consumidor goiano ficou, em média, 15,91 horas sem energia (DEC). O número é maior do que o limite de 11,43 que havia sido estipulado pela Aneel. A frequência (FEC) das quedas foi de 7,61, resultado que ficou abaixo do limite de 7,73. Já em 2023, a duração das quedas foi de 21,58 horas e a frequência foi de 11,16. Naquele ano, houve desrespeito ao limite de 11,45 horas de duração de interrupção do serviço, mas a empresa cumpriu o teto de 7,79 quedas.

Rankin de continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2024 | Foto: Aneel

O desempenho geral do setor elétrico brasileiro melhorou em 2024, com os consumidores ficando, em média, 10,24 horas sem energia no ano, uma redução de 1,7% em relação a 2023. Já a frequência das interrupções caiu 5%, passando de 5,15 para 4,89 interrupções por consumidor. No mesmo período, as compensações pagas pelas distribuidoras aos consumidores por descumprimento de metas de continuidade somaram R$ 1,122 bilhão.

Apesar da queda no ranking, a Equatorial Goiás destaca avanços em sua atuação no estado. Em dois anos, a empresa afirma ter investido mais de R$ 4 bilhões na modernização da rede elétrica, com ampliação e modernização de 203 subestações, construção de seis novas unidades e instalação de 13 linhas de alta tensão (sete novas e seis modernizadas).

Segundo a empresa, os resultados também são percebidos na redução de reclamações junto ao Procon Goiás — foram apenas quatro registros em fevereiro de 2025, colocando a distribuidora na 80ª posição no ranking de empresas mais reclamadas.

A Equatorial Goiás também foi finalista no Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 na categoria Centro-Oeste, o que, segundo a empresa, reforça o reconhecimento do esforço de reconstrução e melhoria do sistema elétrico goiano.

Confira a seguir a nota da Equatorial Goiás na íntegra:

Nota da Equatorial Goiás

Com o ranking divulgado no dia 2 de abril, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Equatorial Goiás reforça o seu compromisso na continuidade da reconstrução da rede elétrica no Estado. É importante ressaltar que o Desempenho Global de Continuidade (DGC) compara o desempenho real com as metas estabelecidas especificamente para cada distribuidora, refletindo o desafio de alcançá-las. Em Goiás, houve uma melhoria em comparação com o ano anterior, de 1,66 em 2023, para 1,19 em 2024. Esse indicador tem como base exclusivamente as características da área de concessão, que têm suas particularidades e dificuldades.

O trabalho vem sendo consolidado ao longo dos dois anos de atuação. Em pouco tempo, a distribuidora investiu mais de R$ 4 bilhões na rede, ampliou e modernizou 203 subestações e entregou seis novas subestações. Também foram entregues sete novas linhas de distribuição de alta tensão e modernizadas outras seis.

Os benefícios dessa transformação também são percebidos na satisfação dos nossos clientes, fato que pode ser comprovado pela indicação da Equatorial Goiás como uma das finalistas do Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024, na categoria Centro-Oeste, com a premiação realizada no último mês.

O prêmio prestigia as empresas que alcançam as melhores colocações no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC), apurado anualmente desde 2000.

A satisfação dos clientes também é refletida na redução expressiva das reclamações registradas no Procon Goiás. Em fevereiro de 2025, a Equatorial Goiás alcançou a 80ª posição no ranking de empresas com maior número de reclamações, com apenas quatro registros, evidenciando a satisfação crescente dos consumidores.

Outro destaque é que, em 2024, a Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) apresentou uma redução significativa de 10,2 horas na visão cliente e 5,7 horas na visão regulatória. Já a Frequência Equivalente de Interrupção (FEC) caiu 5,5 vezes na visão cliente e 3,6 vezes na visão regulatória, posicionando a distribuidora dentro dos limites estabelecidos pela Aneel. Essa performance representa os melhores índices de continuidade já registrados na história da concessão.

Assim, a distribuidora reitera o comprometimento com a transparência e, por isso, a população pode acompanhar a evolução das obras do plano de reconstrução do sistema elétrico por meio do Trabalhômetro (https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/). Plataforma inovadora e pioneira entre as distribuidoras de energia no Brasil que reforça a proximidade da empresa com os clientes, permitindo um acompanhamento detalhado das ações em andamento.

A Equatorial Goiás seguirá buscando o melhor resultado para o cliente e transformando o cenário do sistema elétrico goiano.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Goiás

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