De olho em 2026, Vanderlan e José Nelto promovem jantar com prefeitos, e senador sugere que estará com Caiado e Daniel no pleito

O piso superior de uma conhecida churrascaria localizada no setor Sul, em Goiânia, foi fechado na noite desta segunda-feira, 7, para um jantar que reuniu dezenas de prefeitos e vice-prefeitos de Goiás. O evento foi organizado pelo deputado federal José Nelto (UB) e pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD), e teve clima de pré-campanha para 2026. Tanto o deputado quanto o senador devem pleitear a reeleição, e já buscam fortalecer os diálogos com suas bases no interior do estado.

Vanderlan, por sua vez, sinalizou um alinhamento cada vez mais forte com o governador Ronaldo Caiado (UB), pré-candidato ao Palácio do Planalto, e o vice, Daniel Vilela, que deve concorrer o governo de Goiás, e sugeriu que deve tentar uma recondução ao Senado pela base caiadista.

O jantar contou com 34 prefeitos, que foram acompanhados de familiares e aliados, majoritariamente da base do deputado José Nelto, que em entrevista, se referiu a Vanderlan e Gracinha Caiado como os dois candidatos viáveis para o Senado em 2026.

“Tenho aproximadamente 55 prefeitos na minha base eleitoral. Nós trabalhamos no processo eleitoral de 2024 e agora chegou o momento de chamarmos esses companheiros para começar a trabalhar no futuro do Senado e da presidência da República. Já escolhemos em Goiás o candidato a presidente, que é o governador Ronaldo Caiado”, disse.

“Escolhemos para ser o nosso candidato ao Senado da República, juntamente com Dona Gracinha, o Vanderlan Cardoso, que todos conhecem seu trabalho e seriedade”, declarou Nelto, que destacou que a decisão de apoiar o senador no projeto de reeleição foi tomada junto com seu grupo político.

Acompanhado de Izaura Cardoso, Vanderlan garantiu que tentará a recondução ao cargo de senador no ano que vem. O parlamentar, inclusive, está na fase final dos preparativos para se licenciar do mandato por 120 dias para rodar o estado em articulações em torno de sua futura candidatura. Em seu lugar, deve ser empossado como senador o suplente, Pedro Chaves.

Foto: Kevin Lucas/Divulgação

Questionado sobre sua reaproximação com Ronaldo Caiado e seu grupo, o senador – que inclusive marcou presença no ato de lançamento da pré-candidatura de Caiado à presidência da República, em Salvador – sinalizou que em 2026 estará junto tanto do governador quanto do vice Daniel, que vai concorrer ao Palácio das Esmeraldas, e disse que “sempre esteve presente” quando o chefe do Executivo estadual precisou dele.

“Discordância sempre vai ter. Nós temos o nosso pensamento e, às vezes, nessas discussões, a gente tenta passar nosso lado. Mas todas as vezes que o governador, que o nosso governo do Estado de Goiás, precisou do senador Vanderlan, ele estava presente, ajudando em pautas importantes”, afirmou o parlamentar, citando como exemplo sua contribuição na aprovação do refinanciamento das dívidas dos Estados.

Vanderlan também mencionou pesquisas iniciais de intenção de voto em que aparece como possível candidato a vice-governador de Goiás ou até a governador. O senador se disse lisonjeado em ser lembrado nos levantamentos, mas descartou a intenção. “O meu projeto é para a reeleição ao Senado”.

Sem definições

Um dos objetivos do jantar com os prefeitos aliados de José Nelto foi o de justamente engajá-los no projeto de reeleição de Vanderlan. No entanto, segundo alguns dos chefes do Executivo municipal presentes no evento e ouvidos pela reportagem, uma definição consolidada de apoio ainda está longe de acontecer.

Alguns dos gestores da base caiadista presentes manifestaram gratidão ao senador por emendas e investimentos destinados por ele para seus municípios, mas apesar de afirmarem serem simpáticos ao projeto de reeleição de Vanderlan, sinalizaram que o apoio em definitivo dependerá muito ainda de fatores como diálogo e posição do governador.

Foto: Ton Paulo/Jornal Opção

Leia também: Conheça os 3 trunfos de Caiado na corrida presidencial e saiba por que ele é um candidato viável para 2026

O post De olho em 2026, Vanderlan e José Nelto promovem jantar com prefeitos, e senador sugere que estará com Caiado e Daniel no pleito apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.