Cientistas descobrem proteína que combate a calvície

Uma descoberta publicada na revista Nature Communications pode representar um avanço significativo no tratamento da queda de cabelo. Cientistas da Austrália, Cingapura e China identificaram a proteína MCL-1 como um elemento essencial para o funcionamento das células-tronco dos folículos capilares, responsáveis pelo crescimento e renovação dos fios.

Essas células-tronco, conhecidas como HFSCs (hair follicle stem cells), são fundamentais para que os folículos passem pelo ciclo natural de crescimento, que envolve três fases: anágena (crescimento ativo), catágena (fase de transição) e telógena (repouso e queda).

Segundo os pesquisadores, a MCL-1 atua como uma espécie de escudo celular, protegendo as HFSCs de danos e impedindo sua morte prematura por apoptose, um processo de morte celular controlada.

No estudo, os cientistas removeram o gene da MCL-1 em camundongos adultos e observaram que, embora a formação dos folículos permanecesse intacta, houve uma perda progressiva dos pelos. Isso ocorreu porque, sem a MCL-1, as células-tronco dos folículos não resistiram ao estresse causado pela remoção dos fios e deixaram de se regenerar, resultando na interrupção do crescimento capilar.

“A ausência da MCL-1 não afeta a formação dos folículos, mas compromete sua capacidade de regeneração. As células-tronco simplesmente não sobrevivem sem essa proteína protetora”, explicam os autores.

A descoberta lança luz sobre os mecanismos celulares por trás da queda de cabelo e pode abrir caminho para o desenvolvimento de terapias inovadoras, especialmente no tratamento de condições como a alopecia (perda de cabelo ou pelos em qualquer parte do corpo). O próximo passo dos pesquisadores será aprofundar o estudo sobre como a MCL-1 pode ser modulada em humanos e como sua função pode ser potencializada para restaurar a atividade das HFSCs.

Com base nessa nova compreensão, especialistas acreditam que terapias voltadas à proteção e reativação das células-tronco capilares poderão, no futuro, oferecer alternativas mais eficazes para quem sofre com a perda de cabelo.

Confira o estudo

Leia também Por que novas memórias não substituem as antigas? Cientistas encontram novas pistas sobre o sono;

Pesquisa mostra que brasileiros se interessam muito por ciência, mas não a entendem

O post Cientistas descobrem proteína que combate a calvície apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.