Uma pesquisa do instituto AtlasIntel encomendada pela CNN Brasil questionou se o eleitorado acreditava em alternativas viáveis para a disputa à presidência da República em 2026 que não sejam Lula e Bolsonaro. No levantamento, 70,1% dos entrevistados responderam que sim, enquanto apenas 22,2% disseram que não. Os entrevistados ainda citaram os nomes de Ronaldo Caiado, Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad como quadros com qualidades para a disputa.
O levantamento foi divulgado no último sábado, 12, e ouviu 1,6 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de abril. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
No campo da direita, o governador de São Paulo, Tarcísio, foi o melhor avaliado nos aspectos: carisma, experiência, honestidade, firmeza, competência e visão. Caiado, governador de Goiás, figurou em segundo lugar no quesito experiência. Pré-candidato confirmado ao Planalto, Ronaldo Caiado é médico e produtor rural, foi deputado federal por cinco mandatos, senador por Goiás e é governador reeleito do Estado.
Ainda na pesquisa, a AtlasIntel questionou os entrevistados quanto a nomes do campo da esquerda, especificamente ao entorno de Lula. O vice-presidente Geraldo Alckmin foi citado como o mais competente e experiente, enquanto Fernando Haddad, ministro da Fazenda, foi apontado como o mais honesto e o melhor no quesito “visão”.
O levantamento evidenciaria uma possível estafa do eleitorado com a política polarizada, com uma maioria recorrendo a uma “saída” que não venha de Lula ou Bolsonaro. Ao elencarem virtudes de nomes tidos como moderados tanto da direita quanto da esquerda, os entrevistados adiantam que o cenário eleitoral de 2026 vai beneficiar quem mais se sobressair em um quesito principal: ponderação.
Leia também: Em resposta a Trump, Lula sanciona, sem vetos, Lei da Reciprocidade Comercial
O post Pesquisa da AtlasIntel traz Caiado, Tarcísio e Haddad como nomes viáveis para a presidência em 2026 apareceu primeiro em Jornal Opção.