Aramu Muru, o “portão dos deuses” em montanha do Peru descoberto em 1996 e que ainda intriga estudiosos

Uma estrutura de pedra esculpida com impressionante precisão no sul do Peru vem despertando o interesse de arqueólogos, místicos e curiosos desde que foi descoberta, no ano de 1996. Conhecida como Aramu Muru, a formação mede cerca de 7 metros de altura por 6,7 metros de largura e está localizada próxima ao Lago Titicaca, em uma área remota da região.

A escultura foi encontrada pelo guia turístico Jose Luis Delgado Mamani, que alega ter sido guiado até o local por sonhos e também histórias contadas por seus ancestrais. No centro da rocha, há um nicho em forma de “T”, com cerca de 2 metros de altura e 1 metro de largura, envolto por ranhuras verticais cuja função permanece um mistério.

Aramu Muru foi talhada diretamente em um paredão de arenito vermelho, uma rocha relativamente maleável. Tecnicamente, sua construção seria possível com ferramentas rudimentares de épocas antigas, feitas de pedra, osso e madeira. Porém, a precisão dos cortes segue levantando dúvidas e alimentando inúmeras teorias.

Embora a origem da estrutura permaneça desconhecida, o arqueólogo independente Mohammad Firoz Khan teoriza que Aramu Muru teria sido criada por civilizações pré-incas. Em uma publicação na plataforma X (antigo Twitter), citada pelo Daily Mail, ele menciona lendas locais que descrevem o monumento como o “Portão dos Deuses”, que seria um tipo de portal sagrado onde heróis ancestrais teriam alcançado a imortalidade ao se encontrarem com divindades.

A tradição oral do povo aimará, que habitou a região entre os séculos XII e XV, já fazia referência a uma “Porta do Diabo”, considerada um ponto de grande poder espiritual. Segundo relatos, xamãs acessavam a estrutura em rituais visionários, mas a entrada sem permissão era temida, sob o risco de aprisionamento da alma ou reação de forças espirituais.

Leia também: O mistério do milagre da hóstia e a verdadeira história de Maria de Araújo de Juazeiro

O post Aramu Muru, o “portão dos deuses” em montanha do Peru descoberto em 1996 e que ainda intriga estudiosos apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.