Morre Mario Vargas Llosa, vencedor do Nobel de Literatura

Morreu, neste domingo, 13, o escritor peruano Mario Vargas Llosa, aos 89 anos, em Lima. A morte foi confirmada por seu filho Álvaro Vargas Llosa em uma postagem no X, antigo Twitter.

Na postagem, Álvaro informa que Llosa partiu em paz, rodeado pela família. No comunicado divulgado nas redes sociais, a família lamentou a perda e pede privacidade para a despedida.

“Agiremos nas próximas horas e dias de acordo com suas instruções. Não haverá nenhuma cerimônia pública. Nossa mãe, nossos filhos e nós mesmos esperamos ter o espaço e a privacidade para nos despedirmos em família e na companhia de amigos próximos. Seus restos mortais, como era sua vontade, serão cremados”, disse o comunicado da família.

Autor de ensaios como A Civilização do Espetáculo, Mario Vargas Llora é tido como um dos nomes de maior destaque da literatura da América Latina. O escritor conta com uma extensa obra literária que inclui romances como Tia Julia e o escrevinhador, A festa do Bode e Travessuras da menina má.

Contemplado com o Prêmio Nobel de Literatura em 2010, ele também ganhou prêmios como Cervantes, Príncipe de Astúrias, PEN/Nabokov e Grinzane Cavour.

Na década de 90, concorreu à presidência do Peru, mas foi derrotado no segundo turno por Alberto Fujimori.

Em seus vários romances, peças e ensaios, Llosa narrou histórias de vários pontos de vista e experimentou diferentes formas, avançando e retrocedendo no tempo e trocando narradores.

O post Morre Mario Vargas Llosa, vencedor do Nobel de Literatura apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.