A Polícia Federal (PF) deflagrou nas primeiras horas desta terça-feira, 15, operação contra narcotraficantes que usam Goiás como ponto de escoamento de cocaína para a Europa. O esquema, segundo a corporação, conta com o envolvimento de alunos brasileiros, que cursam medicina na Bolívia.
LEIA TAMBÉM
Megaoperação desarticula rede de traficantes aliados ao PCC que “invadiram” Legislativo em Goiás
Ex-presidente do PP Jovem é um dos presos pela PF por tráfico internacional de drogas
Os estudantes eram usados pelos criminosos como ponte financeira e logística do esquema, tendo atuação comprovada pela PF no pagamento de remessas de cocaína ao exterior. A investigação apurou que a droga era transportada da fronteira do Brasil com a Bolívia para o Estado goiano, de onde era remetida de forma camuflada a países como Portugal, Espanha e Inglaterra.
Para evitar apreensões, os narcotraficantes utilizavam osciloscópios — instrumentos normalmente usados em laboratórios de engenharia e eletrônica — como compartimentos ocultos para o transporte internacional da droga.
Com a investigação, ainda em curso, foram identificadas ao menos cinco cargas de drogas remetidas pelo grupo para fora do Brasil. Destas, três foram interceptadas já em trânsito para o destino final, por meio da cooperação policial internacional com a Alemanha.
Buscando aprofundar as investigações para desarticular o esquema, a PF cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em Manaus (AM), Itamaraju (BA), Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Volta Redonda (RJ), Rolim de Moura (RO) e Espigão d’Oeste (RO). Até o momento a corporação não conseguiu vincular facções ao esquema.
O post PF mira narcotraficantes que usam Goiás como ponto de escoamento de cocaína para a Europa apareceu primeiro em Jornal Opção.