Polícia Civil desarticula organização que praticava crimes de ódio contra crianças e adolescentes na internet

Dois homens foram presos e dois adolescentes apreendidos durante operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira, 15, contra uma das maiores organizações criminosas do Brasil voltadas à prática de crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. As diligências ocorrem de forma simultânea em Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. 

LEIA TAMBÉM

Polícia prende suspeito de estupro virtual no Discord

Saiba quem são e como agem criminosos que abusam de adolescentes no Discord

A operação cumpre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, além de internação provisória de adolescentes infratores suspeitos de integrarem a rede criminosa “altamente estruturada”, segundo a PCRJ. A ação conta com apoio de policiais civis de sete Estados e do CyberLab da Secretaria Nacional de Segurança. 

Entre os crimes apurados estão tentativa de homicídio, induzimento e instigação ao suicídio, armazenamento e divulgação de pornografia infantil, maus-tratos a animais, apologia ao nazismo e crimes de ódio em geral. As penas, se somadas, chegam a 50 anos de reclusão.

As investigações começaram em 18 de fevereiro deste ano, quando um morador em situação de rua teve 70% do corpo queimado ao ser atacado por um adolescente, de 17 anos, com dois coquetéis molotov enquanto dormia. Um homem filmou o crime e transmitiu o ataque em tempo real em uma plataforma online. A investigação descobriu que o ataque não foi um fato isolado. 

“Os administradores do servidor utilizado no crime compunham verdadeira organização criminosa altamente especializada em diversos crimes cibernéticos tendo como principais alvos, crianças e adolescentes”, descreveu a corporação. 

A atuação também chamou a atenção de duas agências independentes dos Estados Unidos, que emitiram relatórios sobre os fatos, contribuindo com o trabalho dos policiais civis. A investigação aponta que os criminosos atuavam em diferentes plataformas digitais, utilizando mecanismos de manipulação psicológica e aliciamento de vítimas em idade escolar, em um cenário de extremo risco à integridade física e mental de crianças e adolescentes. 

As investigações seguem para identificar os demais integrantes da organização criminosa. 

O post Polícia Civil desarticula organização que praticava crimes de ódio contra crianças e adolescentes na internet apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.