Virgínia Afonso, advogada parceira de escritório goiano, vai presidir comissão da OAB nacional

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, nomeou a conselheira federal Virgínia Afonso para presidir a Comissão de Garantia do Direito de Defesa. Virgínia é mineira e, em sua atuação profissional, faz parceria com o escritório do ex-senador Demóstenes Torres em Goiânia e Brasília.

Virgínia ganhou notoriedade em todo o Brasil por sua luta intransigente para aumentar a participação da mulher advogada e no ramo que vai comandar, o que assegura o direito constitucional que todo cidadão tem a rebater o que porventura lhe for atribuído de acusação. Proteger as prerrogativas dos colegas de ofício sempre foi uma de suas bandeiras.

“Convivi com o ministro Márcio Thomaz Bastos [chefe da pasta da Justiça de 2003 a 2007] em lados opostos e tivemos debates muito saudáveis. Era um jurista admirável. Com certeza, ele ficaria honrado em ter a doutora Virgínia Afonso à frente da comissão que leva seu nome”, diz Demóstenes. Desde 2014, quando foi instituída, a Comissão do Direito de Defesa tem Bastos, falecido naquele ano, como presidente de honra.

A nova presidente é filha de Elder Afonso dos Santos, que foi juiz federal, e prima de José Afonso da Silva, maior constitucionalista do Brasil e autor dos mais famosos livros da área. No próximo dia 30, José Afonso completa 100 anos.

O post Virgínia Afonso, advogada parceira de escritório goiano, vai presidir comissão da OAB nacional apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.