*Com informações de Fabrício Vera
O Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora) receberá os primeiros pacientes a partir do dia 5 de maio após dois anos em construção. O anúncio foi realizado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 16.
LEIA TAMBÉM
Hospital Cora deve dobrar capacidade de tratamento de câncer em Goiás
A unidade de saúde, que será administrada pela Fundação Pio XII, contará com pouco mais de 300 colaboradores. A prioridade do complexo, ao iniciar os trabalhos, será o atendimento de crianças oncológicas que precisam de transplante de medula óssea. Ao todo, 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva vão ser ofertados (UTI).
“É o hospital mais moderno da América Latina, que tem o que há de mais sofisticado no Brasil em tratamento de câncer infantil. Ele [Cora] já vai começar a receber paciente a partir do mês que vem. Isso é inédito”, afirmou Caiado.
Profissionais de todas as áreas que vão atuar na primeira etapa do Cora receberam treinamento para receber os pacientes pediátricos. Ao menos 180 médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas já estão habituados a iniciar as atividades nas unidades de quimioterapia, reabilitação, centro de intercorrências ambulatoriais e transplante de medula óssea.
O post Hospital Cora irá receber primeiros pacientes oncológicos a partir de maio apareceu primeiro em Jornal Opção.