A bancada goiana na Câmara dos Deputados vai ganhar mais uma vaga que vai entrar para a disputa nas eleições gerais de 2026. A proposta precisa ser aprovada até o final deste semestre. Esse ajuste valeria para a legislatura que terá início em 2027, observado o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A correção também já é cobrada há algum tempo. No caso de Goiás o estado tem um deputado federal a menos do que o Maranhão, que tem uma população menor que a de Goiás.
Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o número de deputados de cada estado deve ser revisto, em razão do Censo de 2022. O tribunal determinou que o Congresso Nacional edite, até 30 de junho deste ano, uma lei revisando a distribuição do número de cadeiras de deputados federais em relação à população de cada estado. Com isso Goiás passaria de 17 deputados federasi para 18.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), já sinalizou a intenção de construir um acordo com o STF para aumentar o número de deputados federais. Pela sugestão de Motta, a Casa passaria a ter mais 14 deputados federais, além dos atuais 513, totalizando 527.
O projeto prevê a alteração de bancada de 14 estados sendo que sete ganhariam cadeiras e outros sete perderiam vagas na Câmara dos Deputados.
Veja como fia o ganha e perde
Perderiam vagas:
- Rio de Janeiro (4),
- Rio Grande do Sul (2),
- Piauí (2),
- Paraíba (2),
- Bahia (2),
- Pernambuco (1), e
- Alagoas (1).
Ganhariam vagas:
- Santa Catarina (4),
- Pará (4),
- Amazonas (2),
- Ceará (1),
- Goiás (1),
- Minas Gerais (1), e
- Mato Grosso (1).
O Projeto de Lei Complementar 148/23, em análise na Câmara, já faz esse ajuste nas bancadas. O texto também determina que o tamanho da representação de cada estado e do Distrito Federal deverá ser anunciado no ano anterior às eleições, a partir de atualização fornecida pelo IBGE.
O autor do projeto, deputado Pezenti (MDB-SC), avalia que a redistribuição do número de cadeiras a que cada estado tem direito garante mais equilíbrio federativo. “Criar mais vagas é um tapa na cara do brasileiro”, critica.
Leia também:
O post Bancada goiana vai ganhar mais uma vaga na Câmara dos Deputados para eleição de 2026 apareceu primeiro em Jornal Opção.