A meia maratona de Yizhuang, em Pequim, foi disputada neste sábado, 19, por um novo tipo de participante. Pela primeira vez, 21 robôs humanoides de todos os tipos (alguns tinham 1,2m de altura, outros 1,8m) correram ao lado de humanos por 21 quilômetros. O vencedor humano fez a corrida no tempo de 1h02. Já o robô vencedor, Tiangong Ultra, fez o tempo de 2h40.
As fabricantes chineses como DroidUP e Noetix Robotics testaram seus robôs por semanas antes da corrida. Os androides estiveram acompanhados por treinadores humanos (alguns dos quais tiveram que dar suporte físico às máquinas durante a corrida), equipes de engenharia e navegação. Alguns usavam tênis de corrida, luvas de boxe e um usava uma faixa vermelha na cabeça com as palavras “Destinado à Vitória” em chinês.
O robô vencedor, Tiangong Ultra, foi produzido pelo Centro de Inovação de Robótica Humana de Pequim, formado pela Xiaomi e a UBTech. À agência Reuters, o diretor de tecnologia do centro de robótica Tang Jian, disse que o desempenho do Tiangong Ultra foi auxiliado por pernas longas e um algoritmo que permite imitar a forma como humanos correm uma maratona. Enquanto o Tiangong Ultra conseguiu completar a corrida, outros tiveram dificuldades para se levantar após bateram em corrimãos logo no início do percurso.
Embora robôs humanoides tenham aparecido em maratonas na China no último ano, esta é a primeira vez que correm ao lado de humanos. Tang, diretor do Centro de Robótica, afirmou que os próximos passos no desenvolvimento dos robôs são as melhorias nas aplicações industriais de robôs humanoides, “para que eles possam realmente entrar em fábricas, cenários comerciais e, finalmente, em residências.”
A China espera que o investimento em indústrias de ponta, como a robótica, possa ajudar a criar novos motores de crescimento econômico. Alguns analistas, no entanto, questionam se a participação de robôs em maratonas é um indicador confiável de seu potencial industrial. As empresas chinesas têm se concentrado bastante em exibir caminhadas, corridas, danças e outros feitos de agilidade.
O post Robôs correm contra humanos em meia maratona na China apareceu primeiro em Jornal Opção.