Papa Francisco nos ensinou a ser uma “Igreja em Saída”

Esta imagem é muito marcante. O Papa Francisco caminhando sozinho em uma Praça São Pedro vazia. Era o final da tarde do dia 27 de março de 2020, o mundo inteiro dentro de suas casas por causa da pandemia do coronavírus. E o mundo inteiro viu o sucessor de Pedro caminhando lentamente, num gesto de fé e perseverança. Para mim, essa imagem é o marco do Pontificado do Papa Francisco. Sua caminhada solitária, sem dizer uma palavra, nos ensinou a não desistir, que nem a pior pandemia é capaz de nos fazer parar de andar. Que é caminhando que se abrem os mares, é caminhando que se chega ao céu.

Quando o cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio se tornou Papa Francisco, em 2013, a Praça São Pedro estava lotada. Milhares de pessoas no Vaticano e bilhões ao redor do mundo festejaram o anúncio do novo Pontífice. “Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui”. O primeiro papa latino-americano. O primeiro Francisco. Ele se mostrou à Roma e ao mundo de uma forma simples e humilde. “E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim.” E Francisco se inclinou para receber as orações e as bênçãos do seu povo.

Ao longo dos seus doze anos de Pontificado, Francisco fez uma “Igreja em saída”, missionária, do encontro. Ele pediu para o clero abrir mão de qualquer privilégio e estar mais perto do povo. Quantas vezes Francisco pediu para parar o carro e cumprimentar os fiéis que o aguardava passar. Quantas vezes ele parou para tomar um mate que algum fiel lhe ofereceu. O papa pediu simplicidade e cada gesto seu comprovava isso. O argentino Francisco conquistou o coração dos brasileiros em sua visita em 2013. Os jovens o acompanharam pelas ruas do Rio de Janeiro, rezaram com e por ele, se emocionaram e voltaram para suas casas com o coração aquecido.

E na manhã de hoje, recebemos a notícia da m0rte do Papa Francisco. Ele agora caminha rumo ao céu igual nos ensinou naquela caminhada na vazia Praça São Pedro em 2020.

O post Papa Francisco nos ensinou a ser uma “Igreja em Saída” apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.