Ponte sobre o Rio das Almas, na BR-153, passará por obras de alargamento e adequação às normas atuais

A ponte sobre o Rio das Almas, localizada na BR-153 entre os municípios goianos de Rianápolis e o povoado de Jardim Paulista, em Nova Glória, será submetida a obras de alargamento e adequações às normas atuais. A informação foi confirmada com exclusividade pela concessionária Ecovias do Araguaia ao Jornal Opção nesta terça-feira, 22.

Empresa faz sondagem para a construção da segunda ponte l Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

A intervenção faz parte do contrato de concessão que prevê uma série de melhorias na malha viária sob responsabilidade da empresa. Já foram concluídas obras em outras estruturas da região, como as pontes sobre o Córrego Pouso do Meio (BR-153), Rio Baião e Rio Lajinha (BR-414), e Córrego Cancela (BR-080).

Em resposta às reportagens do Jornal Opção que têm exposto as condições precárias da ponte sobre o Rio das Almas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a antecipação da construção de uma nova ponte no local. A estrutura está incluída no projeto de duplicação da rodovia e originalmente estava prevista para o quinto ano do contrato. Com a autorização, as obras poderão começar ainda no quarto ano da concessão, que se encerra em outubro de 2025.

Ao todo, o contrato de concessão da Ecovias do Araguaia prevê a duplicação de 622 km de rodovias, sendo que 57% desse total devem ser concluídos até o décimo ano. Em Goiás, a previsão é de início nos próximos meses de 53,44 km de duplicação, após a finalização do licenciamento ambiental. As obras vão abranger os trechos de Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km).

O cronograma do quarto ano de concessão inclui ainda dois viadutos, três pontes, quase 30 km de vias marginais, quatro acessos e uma passarela.

A decisão da ANTT ocorre em meio a alertas de moradores, motoristas e especialistas sobre o risco de colapso da ponte atual. Segundo relatos, a estrutura apresenta desgastes severos, deslocamento no vão central e vibrações anormais.

Engenheiro trabalha no local l Foto: Reprodução

O engenheiro civil Rodrigo Carvalho da Mata, doutor em Engenharia de Estruturas pela USP, avalia que a situação é crítica: “A ponte já está avisando. O deslocamento no meio do vão e a vibração são sinais claros de que há algo errado. Se não forem tomadas medidas urgentes, o risco de colapso é real.”

O especialista também compara a situação à da ponte sobre o Rio Tocantins, que desabou em dezembro de 2024. Segundo ele, a sobrecarga de tráfego — muito acima do previsto quando a ponte foi construída, na década de 1950 — agrava ainda mais os riscos.

A Ecovias do Araguaia é a responsável pela manutenção e operação da estrutura e de todo o trecho concedido, sob fiscalização da ANTT.

Leia também:

Após reportagem do Jornal Opção, obras da ponte sobre o Rio das Almas avançam

Ponte sobre o Rio das Almas pode cair: “Será uma tragédia anunciada”, alertam motoristas

O post Ponte sobre o Rio das Almas, na BR-153, passará por obras de alargamento e adequação às normas atuais apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.