Basileu França lidera maior delegação brasileira no principal campeonato juvenil de balé do mundo

Doze bailarinos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França estão nos Estados Unidos representando o Brasil na final mundial do Youth America Grand Prix (YAGP), a maior e mais prestigiada competição internacional de balé juvenil. Realizado em Tampa, na Flórida, o evento acontece entre os dias 21 e 27 de abril e reúne centenas de jovens talentos de diversos países. A EFG Basileu França, unidade pública estadual de ensino profissionalizante, participa com a maior delegação brasileira nesta edição.

A coreógrafa Carol Segurado, que há 15 anos integra a equipe da instituição, acompanha de perto os estudantes no desafio internacional. “Comecei a coreografar e estou até hoje no Basileu. Eu acompanho os bailarinos que estão aqui representando desde sempre”, contou ao Jornal Opção. Segundo ela, o trabalho começa muito antes da viagem, ainda em outubro do ano anterior, com a seletiva nacional que define os representantes brasileiros no YAGP. “A preparação já foi feita, agora é chegar e dar tudo de si, que vai dar certo”.

Doze bailarinos da Escola do Futuro de Goiás representam o Brasil na final do YAGP nos Estados Unidos | Foto: Cinthia Oliveira

Com uma rotina intensa em solo norte-americano, os bailarinos iniciam os dias cedo e passam longas horas entre ensaios, aulas e apresentações. A exigência é alta, e o ritmo é constante. “A gente sai cedo, 6, 7 horas da manhã, a gente já sai do hotel e já vem pro teatro. A maioria do tempo eles ou fazem aula ou estão dançando”, detalha Carol. Segundo ela, a presença da equipe técnica ao lado dos bailarinos é fundamental em todas as etapas, desde os últimos ajustes antes da apresentação até o apoio psicológico no palco.

Em entrevista ao Jornal Opção, a jovem bailarina Sofia Montrezoro, de 17 anos, expressou o orgulho de representar o Brasil: “É um prazer, é muito gratificante poder estar representando o Brasil e Goiás aqui no YAGP”. Ela interpreta a variação clássica “Dulcinéia”, do balé Dom Quixote, além de um solo neoclássico. “Eu já dancei a minha variação clássica e amanhã vou estar dançando o meu solo livre.” Sofia conta sobre o sonho de conquistar uma bolsa para estudar fora do país, e mesmo com a ansiedade natural, já considera a experiência de estar na final como uma grande conquista: “Só a experiência de estar podendo estar aqui já é incrível, porque é uma final que não é muito fácil de vir”.

Para Yasmin de Souza, de apenas 11 anos, a viagem representa mais do que uma competição. É sua primeira experiência internacional e, também, um mergulho profundo em sua paixão pela dança. “Eu estou muito feliz, estou muito, é muito gratificante estar participando da YAGP, muito feliz mesmo”, disse a pequena artista em entrevista Jornal Opção. Yasmin já dançou no Youth America Grand Prix um clássico, “La Fille Mal Gardée”, e o solo “Abraço Inefável”. A bailarina conta como sua rotina também é puxada: “A gente acorda bem cedinho, toma um café, nos arrumamos, aí a gente vem pro teatro, e ensaia, treina, faz aula, ou estamos apresentando”.

Desde 2005, os estudantes do Basileu França já conquistaram 20 prêmios no YAGP, assegurando bolsas e contratos em respeitadas escolas e companhias internacionais. Em 2024, a delegação retornou da competição com cinco prêmios e os melhores índices de avaliação nas performances de balé clássico e contemporâneo. 

Confira o vídeo de uma das apresentações de Yasmin de Souza na YAGP:

Yasmin de Souza nas finais do Youth America Grand Prix em Tampa, Florida | Vídeo: YAGP Brasil

“Esse resultado vem sendo construído há anos, com muita dedicação, suor e trabalho intensivo juntamente com os estudantes”, afirma a diretora artística de dança da EFG Basileu França, Simone Malta. “Nos preocupamos com cada detalhe, inclusive com o bem-estar de nossos artistas. É por isso que somos reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade na formação técnica e integral de nossos estudantes”.

YAGP

Fundado em 1999, o YAGP tem como missão identificar e promover novos talentos da dança. Além dos prêmios e bolsas, os participantes ainda disputam vagas em companhias renomadas, abrindo caminhos para uma carreira artística de alcance global.

Segundo a coreógrafa Caroline Segurado, cada solo, variação ou peça coletiva apresentada em Tampa é fruto de um processo que envolve escolhas artísticas cuidadosas e adaptação ao perfil de cada bailarino. “Existe uma preparação de muitos meses, com muitas horas de ensaio, principalmente aulas e ensaios particulares de cada variação. Aqui no YAGP eles têm uma competição de balé clássico, uma competição de solo contemporâneo, e uma aula avaliativa”, explica. “Nessa aula, eles podem conquistar bolsas de estudos para estudar fora e se preparar para companhias profissionais.”

Destaque do EFG Basileu França em todo o Brasil

O desempenho dos estudantes do Basileu França também se destacou na seletiva brasileira para o YAGP 2025. Nas categorias Feminino Pre-competitive e Senior, Yasmin de Souza e Martina Sanches conquistaram o primeiro lugar. Já Yasmim Moreira, na categoria Senior, alcançou o segundo lugar, enquanto Bruna Magalhães e Valetina Toscani ficaram com o terceiro nas categorias Junior e Senior, respectivamente. Martina e Marcus Rufino também venceram na categoria Pas de Deux Junior, com a peça “Coppélia”.

A instituição será ainda representada por seis bailarinos que integram o corpo de baile da escola. Na categoria Pré-competitive, Nicolas Livrais e Samuel Almeida disputam posições. Na Junior, Isabela busca conquistar os jurados com sua técnica. E na Senior, os estudantes Davi Borges, Sofia Montrezoro e Matheus Perfeito enfrentam os desafios de uma das categorias mais exigentes da competição.

A relevância dessa participação é reconhecida pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto. “Somos referência nacional e internacional em balé. Nossos estudantes já ganharam mais de 30 prêmios internacionais, nas principais competições do mundo, desde 2023. Isso mostra o compromisso do governo com o incentivo à internacionalização do ensino profissionalizante”.

A EFG em Artes Basileu França é uma unidade pública de ensino profissionalizante ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ao longo dos últimos anos, a instituição consolidou-se como um polo de excelência na formação artística, com destaque especial para o balé clássico e contemporâneo.

A estrutura oferecida pela escola, aliada ao um corpo docente, permite aos estudantes não apenas aperfeiçoarem sua técnica, mas também desenvolverem sensibilidade artística, disciplina e dedicação — características indispensáveis a qualquer carreira profissional na dança. Para os alunos da Basileu, participar do YAGP é resultado direto desse ambiente de estímulo e profissionalismo.

Além da parte técnica, a escola prioriza a saúde física e mental dos alunos, fornecendo apoio psicológico e acompanhamento físico quando necessário. Isso se reflete na preparação para competições como o YAGP, onde o desempenho no palco é apenas a ponta visível de meses — e anos — de trabalho árduo.

Leia também:

Apple e Meta são multadas em mais de R$ 4 bilhões pela UE após ameaças de Trump

Vereadores aprovam comissão para fiscalizar serviços póstumos municipais em Goiânia

O post Basileu França lidera maior delegação brasileira no principal campeonato juvenil de balé do mundo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.