O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou e empossou Frederico Siqueira no Ministério das Comunicações. Siqueira foi convidado a chefiar a pasta após a recusa do deputado federal Pedro Lucas (UB-MA).
O agora ministro presidia a Telebrás, empresa pública vinculada a pasta. De acordo com o Palácio do Planalto, Frederico Siqueira foi indicado ao cargo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP).
O comando da pasta está vago desde o dia 8 de abril, quando Juscelino Filho (UB-MA) foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por supostas irregularidades em emendas palrmantares.
A princípio, o União Brasil indicou Pedro Lucas, líder do partido na Câmara, para o comando da pasta. O parlamentar chegou a jantar com Lula e a ser anunciado como futuro ministro. Porém, o deputado recusou o convite e pediu desculpas a Lula em nota.
A recusa teria como justificativa uma disputa interna dentro da legenda e o medo do grupo mais próximo a Rueda e Pedro Lucas de perder influência da bancada na Câmara.
Frederico de Siqueira Filho é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco. Ele possui mais de 26 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações/TI, dos quais 21 anos dedicados à empresa Oi, exercendo cargos de liderança nas áreas de Operações, Planejamento, Institucional Regulatório e Comercial, segundo o site da empresa pública.
Leia também
Após recusa de Pedro Lucas, presidente da Telebrás deve assumir ministério das Comunicações
O post Frederico Siqueira toma posse no Ministério das Comunicações apareceu primeiro em Jornal Opção.