Governo suspende repasse a entidades e diz que fará ressarcimento “integral” a vítimas de fraude do INSS

O governo deve suspender todos os descontos mensais feitos por entidades, como associações e sindicatos, nas folhas de pagamentos de beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). A informação foi confirmada pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho.

Segundo a diretora de Orçamentos e Logística do órgão, Débero Floriano, o instituto vai elaborar um plano para garantir o ressarcimento integral das vítimas – mas o formato da devolução depende, ainda, de descobrir o tamanho da fraude.

“Nós traremos oportunamente um plano onde serão abordadas, tratadas todas as informações. Para em seguida, em uma força-tarefa conjunta, promovermos o integral ressarcimento dos valores irregularmente descontados dos nossos segurados”, afirmou.

Segundo a CGU, os descontos devem ser interrompidos já nos contracheques de maio. Por conta disso, aposentados e pensionistas não precisarão ir às agências para evitar novo prejuízo. Eventuais parcelas já lançadas não serão enviadas às entidades e, sim, ressarcidas no mês seguinte.

Uma operação revelou m esquema que desviou cerca de R$ 6 bilhões por meio da cobrança ilegal de mensalidades associativas em aposentadorias e pensões. O caso segue em investigação pela Polícia Federal e pode ter afetado milhares de brasileiros.

De acordo com a corporação, funcionários de entidades aplicavam descontos mensais diretamente na folha de pagamento sem autorização dos beneficiários. Para verificar se foi afetado, basta acessar o aplicativo Meu INSS e consultar o extrato de pagamento.

“Nós estamos tratando de uma oportunidade de reorganizar esse sistema como um todo. Mas para reorganizar esse sistema, tornar ele seguro e íntegro […] é necessário agora que se faça a suspensão de todos esses acordos de cooperação técnica. Todos, de todas as entidades”, disse o chefe da CGU.

“Essa suspensão vai viabilizar, em primeiro lugar, que os recursos que iriam para as associações neste mês de maio já não vão para as associações. Vão ser retidos […] e na próxima folha de pagamento serão restituídos aos aposentados. A partir de agora, nenhum aposentado será descontado da sua folha”, seguiu.

Leia também

Fraude no INSS: saiba como identificar descontos indevidos e cancelá-los

O post Governo suspende repasse a entidades e diz que fará ressarcimento “integral” a vítimas de fraude do INSS apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.