Bruno Goulart
Um grande apagão atingiu diversas regiões da Espanha e de Portugal, nesta segunda-feira, 28, provocando transtornos em aeroportos, estações de metrô e trânsito. O corte de energia começou por volta das 12h (horário local, 7h em Brasília) e afetou também parte da França.
A operadora de aeroportos espanhola, Aena, informou que houve interrupções, mas que geradores de emergência foram acionados para minimizar os impactos. Já a Renfe, companhia ferroviária da Espanha, suspendeu temporariamente seus serviços às 12h30 devido à falta de energia.
Rádios locais relataram caos em várias regiões. Em Madri, por exemplo, estações de metrô foram evacuadas, e o centro da cidade ficou congestionado após a falha nos semáforos.
A Red Elétrica de España, responsável pelo sistema energético do país, afirmou no X (antigo Twitter) que as causas do apagão ainda estão sendo investigadas e que um plano de restauração foi ativado. “Todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las”, disse a empresa.
Em Portugal, a E-Redes explicou que o blecaute foi causado por “um problema no sistema elétrico europeu”, exigindo cortes para estabilizar a rede. O jornal El País destacou que autoridades não descartam nenhuma hipótese, incluindo um possível ataque cibernético.
O post Apagão atinge Espanha e Portugal e causa caos em aeroportos, metrôs e estradas apareceu primeiro em Jornal Opção.