Professor que denunciou plágio e foi condenado por danos morais recebe apoio internacional 

Em 19 janeiro, o Jornal Opção noticiou o processo de Leonardo Fuks, professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que fez denúncia sigilosa de plágio em livro científico, foi processado pelo denunciado e condenado a pagar R$ 55 mil. A matéria, juntamente com nota da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), atraíram atenção internacional.

A Sociedade Francesa de Acústica (SFA), uma das maiores do mundo, com mais de 800 associados, publicou declaração em português e em francês em apoio a Leonardo Fuks. No documento assinado pelo presidente Jean-Dominique Polack se lê: “a SFA espera que a Justiça brasileira reconheça as fortes semelhanças entre as duas obras e que, portanto, as declarações do Prof. Leonardo Fuks não sejam difamatórias.”

“A Sociedade Francesa de Acústica, instituição que conta com 816 membros, lembra que vários colegas brasileiros fizeram estudos superiores na França e foram ou são membros da SFA. É por isso que ela se sente investida da missão de apoiar a Sobrac.”

A Sociedade Brasileira de Acústica já havia publicado manifestação semelhante em agosto de 2024: “A Sobrac aguarda um julgamento justo, uma vez que o processo contém decisões sobre a inexistência de indícios de fraude, proferidas sem a realização de uma perícia técnica oficial, contrastando com a opinião de reconhecidos especialistas em acústica.” 

O post Professor que denunciou plágio e foi condenado por danos morais recebe apoio internacional  apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.