Um novo projeto de lei da Alemanha propõe uma regulamentação, que objetiva combater práticas cruéis na criação de animais. De acordo com o Ministério da Alimentação e Agricultura da Alemanha, isso envolve “características reprodutivas que infligem ‘dor, sofrimento e danos’ às gerações futuras”.
O projeto de lei foi protocolado em fevereiro e faz parte de uma reforma da legislação de proteção animal. Entretanto, a Associação Alemã de Cães (VDH) afirma que caso aprovado, o projeto pode levar ao banimento da espécie no país.
No site oficial, a associação se manifestou em nota, na qual alegaram que várias das características listadas no projeto podem levar à proibição da criação de cães saudáveis.
“Infelizmente, muitas das características mencionadas são vagas e ambíguas. Isto deixa muito espaço para interpretações incorretas ou exageradas”, diz um trecho da nota.
Por isso, criaram online uma petição contra o projeto, que já conta com mais de 12 mil assinaturas. Eles também afirmam que a situação pode causar incerteza jurídica entre autoridades, criadores, veterinários e donos de cães.
“As características ‘anomalias do sistema esquelético’ listadas na lei poderiam ser interpretadas como uma proibição da reprodução de qualquer desvio significativo de tamanho” (…)”, explica a associação. “Este termo pode, por exemplo, ser atribuído ao comprimento das pernas de dachshunds e outras raças de cães pequenos”, diz ainda a nota.
De acordo com a associação, outras espécies de cães também entram nessa lista de risco, como: beagle, terrier e schnauzer. A apuração dessa matéria foi feita pelo jornal britânico The Telegraph.
Leia também:
Filhotes de cachorro são resgatados de buraco de tatu, em Ipameri; veja vídeo
Macaco Bugio é resgatado no Setor Oeste
Polícia encontra nove cachorros abandonados em casa no setor Parque Industrial, em Goiânia
O post O cão salsicha será banido da Alemanha? apareceu primeiro em Jornal Opção.