Caiado afirma que nova federação entre União Brasil e Progressistas tem força capaz de conduzir mudanças no país

Será oficializada nesta terça-feira, 29, às 15h, no Salão Nobre do Congresso Nacional, a criação da maior federação partidária do Brasil, fruto da união entre o União Brasil e o Partido Progressistas (PP). A nova aliança parlamentar passa a reunir 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores e cerca de 1.330 prefeitos em todo o território nacional. Para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), essa estrutura confere à federação “uma enorme força legislativa”.

A composição dos dois partidos em um único bloco tem como objetivo consolidar uma plataforma política de viés conservador com peso no Congresso Nacional. Conforme afirmou Caiado em carta aberta dirigida aos filiados do Partido Progressistas, a federação nasce de uma afinidade ideológica entre as duas siglas. 

A carta, publicada no mesmo dia em que o ato solene oficializou a federação, sinaliza também intenções eleitorais futuras. Com clareza, Ronaldo Caiado reforça sua disposição de concorrer à Presidência da República. “Como sabem, já coloquei meu desejo de disputar e lancei minha pré-candidatura a presidente. Com humildade, coloco-me à disposição para ser uma alternativa que represente a mudança que tanto desejamos.”

Embora o lançamento da federação represente, segundo ele, uma “virada na política do país”, o governador destaca que o caminho a ser trilhado exige esforço conjunto, organização interna e muito diálogo entre os diretórios estaduais das duas legendas. Nesse sentido, ele orienta que a atuação de cada núcleo regional se baseie em respeito e cooperação. “É fundamental que, a partir de agora, trabalhemos com respeito e diálogo entre os diretórios, para que possamos fazer as melhores escolhas dos candidatos aos governos estaduais e ao Senado”, defendeu.

Além de seu posicionamento como pré-candidato, Caiado sugere que a nova federação esteja preparada para adotar uma postura mais crítica em relação ao governo federal. “Juntos, podemos construir um Brasil mais seguro, justo e que ofereça vida melhor para os brasileiros. É chegada a hora de colocarmos mãos à obra. Debater os próximos passos, pensar numa postura de afastamento do Governo Federal, um governo que, definitivamente, não consegue atender aos anseios do nosso povo”, declarou.

Ainda que a federação vá ser anunciada publicamente nesta terça-feira, as articulações para sua formação já vinham se intensificando há semanas, conforme informações já divulgadas pelo Jornal Opção. A composição foi considerada estratégica tanto para a eleição de 2026 quanto para o reposicionamento dos partidos no atual tabuleiro político nacional.

Ao concluir sua carta, o governador de Goiás conclama os aliados a manterem o foco nas transformações que, segundo ele, são urgentes e necessárias para devolver ao país estabilidade e protagonismo. “Contem com este aliado. Vamos juntos nessa caminhada!”, encerrou.

Confira a carta divulgada pelo governador Ronaldo Caiado:

Carta aberta às amigas e aos amigos do Partido Progressistas

A partir dessa semana, o União Brasil e o Partido Progressistas se unem para formar uma Federação Partidária extremamente poderosa, que representa um marco e uma virada na política do país. União Brasil e Progressistas tem raízes na mesma base conservadora, nasceram do mesmo berço de ideias, defendendo o livre mercado e o desenvolvimento com justiça social.

Com a nova Federação, nos tornamos a maior representação partidária do país, com 109 deputados e 14 senadores. Uma enorme força legislativa, que nos proporciona a oportunidade única de influenciar os rumos do Brasil, que clama por mudanças.

Precisamos construir essa mudança a partir dos estados. É fundamental que, a partir de agora, trabalhemos com respeito e diálogo entre os diretórios, para que possamos fazer as melhores escolhas dos candidatos aos governos estaduais e ao Senado.

E não há como não expressar também a convicção de que essa união abre caminho para uma candidatura própria à presidência da República. Como sabem, já coloquei meu desejo de disputar e lancei minha pré-candidatura a presidente. Com humildade, coloco-me à disposição para ser uma alternativa que represente a mudança que tanto desejamos. Juntos, podemos construir um Brasil mais seguro, justo e que ofereça vida melhor para os brasileiros.

É chegada a hora de colocarmos mãos à obra. Debater os próximos passos, pensar numa postura de afastamento do Governo Federal, um governo que, definitivamente, não consegue atender aos anseios do nosso povo. E com independência e determinação, construirmos uma plataforma sólida de mudança, que faça o Brasil ser forte e respeitado de novo e que dê melhores condições de vida a cada brasileiro.

Contem com este aliado. Vamos juntos nessa caminhada!

Leia também:

“Uma enorme força legislativa”: Caiado defende candidatura à Presidência e anuncia união entre União Brasil e Progressistas

Senador Canedo inaugura clínica com atendimento gratuito e especializado para crianças com autismo

O post Caiado afirma que nova federação entre União Brasil e Progressistas tem força capaz de conduzir mudanças no país apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.