Em seus 100 dias de mandato, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, perdeu a confiança da população do país em sua capacidade de gerir a economia. Os levantamentos da CNN/SSRS, realizados em dezembro e abril, mostram que o percentual de eleitores que confiavam em Trump no tema caiu de 65% em dezembro para 52% em abril. Já a desconfiança subiu de 35% para 48%.
Segundo a pesquisa, 61% dos entrevistados disseram desaprovar sua condução da economia. O número é o maior índice registrado desde que Trump assumiu a presidência do país em 2017. Até então, a desaprovação não havia ultrapassado os 50%.
Já o levantamento divulgado pela Gallup aponta o impacto negativo das tarifas impostas por Trump no início de abril. Segundo a pesquisa, 66% dos americanos acreditam ser muito provável que os preços subam com as novas taxas. Apenas 25% acreditam que a medida criará empregos na indústria, um dos principais argumentos do presidente.
A pesquisa mostra, também, que 70% dos entrevistados acham que, no curto prazo, as tarifas trarão mais custos do que benefícios aos Estados Unidos. Já no longo prazo, o pessimismo é de 62%.
Leia também
O post Em 100 dias de governo, Trump perde apoio da população na economia apareceu primeiro em Jornal Opção.