Dois homens, sendo um idoso de 65 anos, foram presos durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, em Itumbiara, no sul goiano. Os suspeitos foram flagrados transportando metais preciosos, além de cigarros contrabandeados do Paraguai nesta terça-feira, 29.
LEIA TAMBÉM
Ações contra garimpo não surtem efeito e crime avança com aval de estados
O primeiro a ser detido foi o idoso, que foi abordado pela corporação no km 389, enquanto conduzia um Toyota Corolla. Durante a entrevista, o suspeito apresentou versões contraditórias sobre a origem e o destino da viagem, o que motivou a PRF a realizar um busca no veículo.
Os agentes, então, localizaram dois compartimentos ocultos. Neles, foram encontrados 5,32 kg de materiais com aparência de ouro e prata, avaliados em mais de R$ 800 mil. O material não tinha documentação fiscal, o que configura indício de crime de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal.
Segundo o motorista, os metais teriam sido adquiridos em Campo Grande (MS) e seriam vendidos em Caldas Novas e Goianésia (GO). Os agentes encaminharam a carga à Receita Estadual, que será responsável pela investigação da procedência dos metais e da eventual responsabilidade penal do suspeito.
Horas depois, a PRF interceptou uma carga de cigarros contrabandeados na mesma rodovia, também em Itumbiara. Um veículo utilitário foi parado e, durante a abordagem, o condutor, de 39 anos, admitiu estar transportando cigarros sem documentação de origem. No compartimento de carga, os agentes encontraram cerca de 35 mil maços de origem estrangeira.
O homem afirmou ter recebido o carregamento no estado do Paraná, sem saber especificar a cidade, e que faria a entrega em Rio Verde, onde receberia R$ 3 mil pelo transporte. O veículo, a carga, um celular e documentos foram levados à sede da Polícia Federal (PF), em Goiânia.
O post PRF flagra condutores transportando mercadorias milionárias de ouro e cigarros em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.