A morte de Hitler encerrou a era de horror na Europa

“O fuher morreu! Terminou a guerra! Terminou a guerra! Terminou a guerra!” Heron Domingues anunciou, via Repórter Esso, a morte de Adolf Hitler em 30 de abril de 1945. Após a já tradicional trilha de abertura do programa jornalístico, a voz marcante do Repórter Esso anunciava para todo o Brasil o fim da Segunda Guerra Mundial. Não tem como não ouvir a gravação e não se emocionar. Toda as vezes que eu a ouço, fico arrepiado. Imagine quem ouviu a notícia na hora!

O suicídio de Hitler significou o fim de um tempo sombrio, de destruição. Os campos de concentração começaram a ser abertos e vimos a crueldade que o fuher e os nazistas foram capazes de fazer. Quando a voz de Heron Domingues ecoou nos lares brasileiros, Hitler já fazia companhia a Benito Mussolini no caldeirão do diabo. Os alemães se renderiam dias depois e a certeza do fim da guerra jorrava uma luz de esperança no futuro que se abria pela frente.

Foto: Reprodução

No Brasil, a ditadura de Getúlio Vargas também encaminhava para o seu fim. O revolucionário de 1930 já estava no poder fazia quinze anos. Os ventos democráticos sopravam por aqui. A volta dos soldados da Força Expedicionário Brasileira era muito esperada. Eram heróis de guerra, que lutaram bravamente na Itália contra o nazifascismo.

O Repórter Esso ainda teria muita notícia a informar a cada brasileiro que encerrava o mês de abril de 1945 certos de que o Brasil e o mundo entrariam em um novo tempo, com muita esperança de que dias melhores estavam por vir.

O post A morte de Hitler encerrou a era de horror na Europa apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.