Prefeitura abordou mais de 30 embarcações durante o primeiro fim de semana da pesca da tainha

Foi notícia nacional a festa de aniversário de Bruna Santana, irmã mais nova do cantor Luan Santana, na sexta-feira (2), em uma lancha na Barra Sul de Balneário Camboriú, durante a safra da tainha. 

A fiscalização começou somente no sábado (3), quando a prefeitura da cidade abordou mais de 30 embarcações, alertando que não fiquem ancoradas na orla com som alto, pois prejudica a pesca.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira, a lancha da irmã de Luan Santana não foi abordada porque começaram as ações no sábado (3).

“No sábado havia muitas embarcações, na Barra Sul. A maioria não tinha conhecimento da pesca da tainha. Orientamos para que respeitem o período que segue até 31 de julho. Eles entenderam, porque logo começaram a sair. No sábado abordamos mais de 30 embarcações. No domingo (4) havia menos barcos, mas também foi conversado com quem estava atracado e deixaram o local. Vamos continuar o trabalho, principalmente da pesca irregular, que ainda não flagramos nada”, disse.

A prefeitura está utilizando drones para mapear os pontos onde as abordagens são necessárias, sendo reforçado o pedido de respeito aos pescadores e à tradição pesqueira. 

Além disso, há duas embarcações para fiscalização,  uma da prefeitura e outra que um empresário disponibilizou para a Guarda Municipal. 

“Estamos bem preparados, e temos o intuito de melhorar o processo. Há chance de fazer lei, se necessário, para 2026. Vamos construir juntos, com os pescadores, marinas e apoio da Marinha, se houver necessidade, porque temos limite de operação. Todos ganham se respeitarem a safra da tainha. Entendemos que a economia náutica é uma economia consolidada, tanto que os pescadores respeitam o funcionamento do Barco Pirata. O pedido é que não fiquem fazendo barulho com lanchas e jetskis”, acrescentou Nelson.

O secretário de Segurança, Evaldo Hoffmann, enfatiza que a iniciativa é um compromisso da prefeita Juliana Pavan com as pessoas que atuam com a pesca na cidade. 

“Diante disso, a Secretaria de Segurança Pública desencadeou várias ações. Nós conseguimos uma embarcação com a iniciativa privada, que cedeu essa embarcação para que esteja sendo feita a fiscalização. Em determinados momentos haverá a orientação e em outros a fiscalização, pedindo para que as pessoas respeitem o defeso, que é de uma milha náutica nas praias do litoral de Balneário Camboriú”.

Evaldo ainda ressalta que durante toda a Safra da Tainha serão intensificadas as ações preventivas, para que não seja atrapalhada a pesca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.