Eleição de Francisco foi “uma surpresa” e seu sucessor “Espirito Santo será o grande eleitor” desse Conclave, diz Padre Marco Aurélio

Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, o padre Marco Aurélio, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, afirmou que a eleição do papa Francisco foi “uma surpresa”, na época, e que o conclave que deve decidir seu sucessor terá o “Espirito Santo” como grande eleitor. Marco Aurélio citou o cardeal Luis Tagle, das Filipinas, como favorito, seguido por Pietro Parolin, da Itália.

“A eleição do papa Francisco foi uma grande surpresa, foi uma ação do Espirito Santo. Sabemos que no conclave que elegeu Bento XVI, o nome dele já havia sido sondado, mesmo ele pedindo, inclusive, para que não votassem nele. Ele trouxe um novo olhar para a Igreja, abrindo as portas da misericórdia e da acolhida”, disse.

O padre afirma que Francisco foi um exemplo para a Igreja Católica e que perdê-lo foi “como perder um pai”. Marco Aurélio explicou que acredita que todos tenham sentido a perda do papa, pois ele celebrava a vida e a leveza e, por conta disso, ele acredita que neste conclave o “Espirito Santo” terá novamente força, elegendo um nome capaz de manter o legado da instituição religiosa.

Para o conclave, Marco Aurélio citou os que ele acredita ser favoritos. Entre os nomes está Luis Tangle, Pietro Parolin e até um brasileiro, Dom Leonardo Steiner. “Gosto muito do Luis Tagle. Ele tem uma espiritualidade e prosperidade maravilhosa. Estão até o chamando de ‘Francisco asiático’, então ele seria uma força do que celebramos hoje e não podemos perder”, disse.

“Existe uma linha conservadora que querem eleger um papa com visão um pouco mais ortodoxa, que entra o nome de Parolin, que também é forte. Ele alguém muito administrativo e sempre esteve ao lado de Francisco, sendo um braço direito dele. Mas temos que ver o que o Espirito Santo tem a dizer”, disse.

Sobre o cardeal brasileiro, Leonardo Ulrich Steiner, o padre o classificou como um “homem que tem o pé na realidade de seu povo” e que faz um trabalho maravilhoso pela população. “Ele seria um nome assertivo para conduzir a igreja. Acredito que ele bebeu da mesma fonte de Francisco”.

Por fim, o religioso afirmou acreditar em uma igreja que “acolhe o outro” e que a diversidade só é “vivida através do amor e da acolhida”. “O amor não separa, ele une. Vivemos uma diversidade que valoriza o potencial do outro e traz o outro como outro. Creio que a igreja tem que ter as portas abertas para acolher todos com alegria”, completou.

Leia também

Padre Marco Aurélio revela que Novo Santuário da Basílica Pai Eterno pode contar com um teleférico

O post Eleição de Francisco foi “uma surpresa” e seu sucessor “Espirito Santo será o grande eleitor” desse Conclave, diz Padre Marco Aurélio apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.