Durante reunião bilateral com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a política de taxação imposta pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump. A fala ocorreu durante jantar oferecido por Putin a chefes de Estado.
“As últimas decisões anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos de taxação de comércio com todos os países do mundo de forma unilateral joga por terra a grande ideia do livre comércio”, afirmou Lula.
Lula afirmou que medidas unilaterais jogam por terra a ideia de fortalecimento do multilateralismo e o respeito à soberania dos países.
O presidente também afirmou que o governo tem interesse na construção conjunta de pequenas usinas nucleares com a Rússia. “O Brasil tem interesses políticos, interesses comerciais, interesses culturais, interesse científico e tecnológico com a Rússia […] Temos interesse em discutir sobretudo a área energética. Temos muito interesse em estabelecer a relação com a Rússia nas pequenas usinas nucleares”, disse Lula.
Em visita ao Brasil em 2023, o ministro das Relações Exteriores da Rússia ao Brasil, Sergei Lavrov, prometeu que a Rússia iria ampliar a cooperação como o Brasil nessa área. Já existe um acordo de fornecimento de urânio enriquecido para as usinas de Angra.
Lula foi a moscou para participar das comemorações russas do Dia da Vitória, em homenagem aos 80 anos do fim da Segunda Guerra. Além de Putin, Lula terá uma reunião bilateral com o presidente da Eslováquia, Robert Fico.
Leia também
Caiado diz que governo Lula “não tem coragem para enfrentar facções”
O post Em Moscou, Lula critica política de taxação de Trump apareceu primeiro em Jornal Opção.