Fernanda Montenegro e artistas brasileiros se unem em campanha pela regulação do streaming

Artistas renomados como Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Malu Mader, Julio Andrade e Mateus Solano estão mobilizados em uma campanha nas redes sociais pedindo a regulação dos serviços de streaming no Brasil.

A iniciativa visa fortalecer a indústria cinematográfica nacional e garantir maior presença de conteúdos brasileiros nas plataformas. Em vídeo publicado nesta quinta-feira, 8, Fernanda Montenegro, ícone da cultura nacional com mais de 60 anos de carreira, destacou a importância de uma política industrial para o cinema brasileiro.

“Existimos culturalmente, artisticamente. Nossa cultura tem uma assinatura própria. Nossa presença audiovisual e cinematográfica atravessa fronteiras com sucesso e reconhecimento”, afirmou a atriz.
“É preciso fazer aqui o que outras grandes nações já realizaram: a regulação do streaming”, concluiu Montenegro.

A campanha reúne diversos artistas do audiovisual brasileiro, que alertam para o risco de apagamento da identidade cultural nacional diante do domínio de empresas estrangeiras de streaming.
“Quando o cinema some das telas, não é só a arte que perdemos. É a nossa identidade”, diz o ator Julio Andrade.

Entre as principais demandas da campanha está a taxação de 12% sobre as plataformas de vídeo sob demanda, com recursos destinados ao financiamento do cinema nacional por meio da Condecine – a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional.

“O Brasil é um dos maiores mercados de streaming do mundo e também um dos que mais produzem conteúdo audiovisual”, diz o comunicado oficial da campanha. “Mas… você vê o Brasil nas telas? Estamos nas estatísticas de lucro, mas não nos catálogos.”

Leia também: Foto do papa Leão XIV tomando cerveja no Brasil viraliza nas redes sociais

O post Fernanda Montenegro e artistas brasileiros se unem em campanha pela regulação do streaming apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.