Eleito recentemente como novo líder da Igreja Católica, o Papa Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, já chama atenção não apenas por ser o primeiro papa dos Estados Unidos, mas também por sua forte ligação com a América Latina. O novo pontífice, que viveu por décadas no Peru e se naturalizou peruano em 2015, demonstra publicamente seu carinho pela cultura local, sobretudo pela culinária do país andino.
Entre seus pratos preferidos, destaca-se o tradicional ceviche, feito com peixe cru, limão, pimenta, cebola roxa e cheiro verde. Em entrevista coletiva, o atual bispo de Chiclayo, Edison Farfan, revelou ainda que Leão XIV aprecia pratos como cabra assada e pato com arroz, além de não abrir mão de uma cervejinha ocasional, como mostrado em uma visita ao Brasil. “Esses eram seus pratos favoritos”, declarou Farfan.
O novo líder da Igreja Católica também é fã de esportes, incluindo o beisebol. Circulam imagens pelas redes sociais de Leão XIV em um jogo do Chicago White Sox, equipe da sua cidade natal. Além de tornar torcedor do Allianza Lima, time de futebol do Peru. Fora que estudo na Universidade de Villanova e possui lanços com as equipes esportivas da instituição.
Aos olhos do mundo, o novo papa traz uma combinação inusitada: um cardeal americano com alma latina, que parece ter herdado mais do sabor peruano do que da previsibilidade política do Vaticano.
Leia também:
Foto do papa Leão XIV tomando cerveja no Brasil viraliza nas redes sociais
Roberto Francis Prevost é eleito o novo papa e se chamará Leão XIV
O post Nada de hambúrguer: Papa Leão XIV, americano de nascimento, mas apreciador de prato latino simples e cheio de sabor apareceu primeiro em Jornal Opção.