Com Motta e Alcolumbre em viagem, parlamentares ganham folga nesta semana

O Congresso Nacional terá uma semana vazia, marcada por recesso branco informal, com a ausência dos presidentes das duas Casas Legislativas e a suspensão de votações no plenário da Câmara dos Deputados. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), está nos Estados Unidos para participar de um fórum empresarial em Nova York nesta terça-feira, 14, ao lado de líderes de partidos como PL, PP e MDB. Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visita oficial à Rússia.

A semana legislativa prevê apenas sessões solenes, audiências públicas e homenagens, como o Dia Internacional da Enfermagem e a Procissão do Fogaréu, tradicional celebração da cidade de Goiás. A justificativa para a paralisação informal seria o esforço concentrado na semana anterior, que resultou na aprovação de projetos polêmicos, como o que amplia o número de deputados federais de 513 para 531 e o requerimento para suspender a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) — posteriormente derrubado pelo STF.

Além de Motta e Alcolumbre, ao menos dez senadores receberam autorização para viagens internacionais , com a maioria dos custos bancados com dinheiro público. Nos Estados Unidos, acontecem três agendas distintas: dois fóruns em Nova York e uma missão da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado em Washington. Os senadores Magno Malta (PL-ES) e Damares Alves (Republicanos-DF) , por sua vez, seguiram para a Argentina, onde pretendem visitar brasileiros presos após os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Enquanto isso, o governo Lula tenta amenizar os impactos políticos do escândalo de fraudes no INSS , que já provocou a saída do ex-ministro Carlos Lupi (PDT) e a exoneração do presidente do instituto, Alessandro Stefanutto . O novo ministro, Wolney Queiroz , poderá comparecer ao Senado nesta quinta-feira, 15, para prestar esclarecimentos. A base do governo também tenta conter o avanço de pedidos de instalação de uma CPI errada sobre o caso.

Em paralelo, Alcolumbre articula um projeto alternativo ao da anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, propondo a redução de penas para manifestantes que não participaram diretamente da destruição dos prédios públicos, evitando, assim, um perdão amplo. Essa é a terceira viagem internacional do presidente do Senado com Lula em menos de dois meses, evidenciando o esforço do Planalto em manter o diálogo com lideranças do Congresso em meio a um cenário político turbulento.

O post Com Motta e Alcolumbre em viagem, parlamentares ganham folga nesta semana apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.