A Região Noroeste de Goiânia, que abriga mais de 164 mil habitantes e milhares de estabelecimentos comerciais, ganhou, nesta segunda-feira, 12, a segunda unidade da Casa do Empreendedor. O novo espaço está localizado na Galeria Mangalô, no Setor Morada do Sol, e foi inaugurado pelo prefeito Sandro Mabel. Ele destacou a parceria com o Sebrae Goiás como essencial para o estímulo ao empreendedorismo, iniciativa iniciada em março com a abertura da primeira unidade no Paço Municipal.
Voltada a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, a Casa do Empreendedor oferecerá palestras, consultorias, oficinas e capacitações nas áreas de gestão e marketing. Os participantes terão acesso a atendimento personalizado para a regularização de empresas, elaboração de planos de negócios, incentivo ao cooperativismo e orientação jurídica e contábil, com suporte de profissionais especializados.
Durante a inauguração, o prefeito ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da economia local. “Trata-se de um espaço que o Sebrae movimenta com excelência, oferecendo serviços essenciais ao empreendedor. Goiânia não contava com nada semelhante. Inauguramos a primeira unidade no Paço, e agora entregamos esta segunda na Região Noroeste”, afirmou Mabel. A terceira unidade deve ser inaugurada em junho, na Região da 44.

Presente na cerimônia, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, destacou a atuação da atual gestão municipal. “Goiânia era a única capital do país sem uma Sala do Empreendedor. Hoje, isso muda. O prefeito Sandro Mabel tem demonstrado, desde o início do mandato, que cuidar da cidade é, acima de tudo, cuidar das pessoas — e é isso que ele tem feito”, afirmou.
Goiânia tem hoje cerca de 260 mil micro e pequenas empresas, sendo 25 mil apenas na Região Noroeste. Só neste ano, mais de 2,5 mil pequenos negócios já foram regularizados, o que representa 30 empresas por dia. A nova unidade, segundo a prefietura, será fundamental para ampliar esse suporte e reduzir a mortalidade precoce desses empreendimentos.
Segundo ele, a parceria entre Sebrae e Prefeitura busca justamente apoiar e fortalecer os pequenos negócios. “Essa é uma meta do nosso Conselho Deliberativo, do qual o prefeito já fez parte: estar presente em todos os municípios, inclusive na capital. Hoje é um dia de orgulho, em que celebramos esse avanço conjunto”, destacou Schreiner.
Pequenos Negócios representam 93,2%
Goiânia reúne mais de 284 mil empresas. A maior parte desse número é formada por Microempreendedores Individuais (MEI), que representam 46% do total, seguidos pelas Microempresas (ME), com 40,2%. Ao todo, os Pequenos Negócios correspondem a 93,2% do universo empresarial da capital.
Na Região Noroeste do município, ao considerar o levantamento Bairros por região, estão concentradas 24.465 empresas — 65,9% delas são MEI. Essas entidades representam 8,6% do total de empresas em Goiânia. Entre 2015 e 2025, a região apresentou a média anual de crescimento empresarial de 29,9%. Atualmente, esta região conta 9% dos Pequenos Negócios da capital.
Em 2025, foram abertas 2.449 empresas na Região Noroeste da capital, sem registros de encerramentos. O número que corresponde a 6% do saldo total de aberturas e encerramentos empresariais registrados em Goiânia em 2025. Os dados são do Sebrae Goiás, com base em informações da Receita Federal.
- Leia também: Goiânia recebe a primeira Casa do Empreendedor; secretário projeta cinco unidades na capital
O post 2ª Casa do Empreendedor é inaugurada em Goiânia apareceu primeiro em Jornal Opção.